Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
04/11/2019

Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb)

O IPCA do mês de outubro, que será divulgado pelo IBGE na quinta-feira (7), deverá mostrar alta de 0,08%, segundo estimativa feita pela Bloomberg, e no acumulado de 12 meses, a inflação deverá ficar em 2,51%, a menor taxa desde agosto de 2017. O resultado do último mês deverá continuar refletindo a queda dos preços dos alimentos no domicílio e o recuo da tarifa de energia elétrica. O assunto é um dos destaques do Informativo Semanal de Economia Bancária, divulgado hoje pela FEBRABAN (4).

No dia 7, a FGV divulga o resultado do IGP-DI também de outubro, cuja expectativa é de alta de 0,52% no mês, em função da continuidade da pressão de alguns itens no atacado, como os combustíveis e os grãos (soja e milho). O índice registra a inflação de preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais. Em 12 meses, o indicador ficará em 3,31% (ante 3,0% em setembro).

Nesta semana serão realizados dois leilões na área de óleo e gás, que atrairão as atenções do mercado financeiro, em função dos elevados valores previstos. Na quarta-feira (6) ocorre o leilão do excedente da cessão onerosa, que ofertará quatro áreas na Bacia de Santos e prevê o pagamento de R$ 106,5 bilhões em bônus de assinatura pelos vencedores - valor que as empresas pagam pelo direito de exploração. Na quinta-feira (7), é a vez do leilão da 6ª rodada do pré-sal, com cinco blocos sob o regime de partilha, e previsão de bônus de assinatura de R$7,85 bilhões.

Na agenda internacional, a semana terá várias divulgações de indicadores das principais economias mundiais. Nos EUA, serão conhecidos os índices PMI (índice de gerentes de compras), que reflete as condições de negócios da indústria americana, e o ISM (instituto para gestão da oferta) do setor de serviços, ambos referentes ao mês de outubro.

A expectativa do mercado é que os índices mostrem alta ante setembro, passando de 50,9 pontos para 51,0, no caso do PMI, e de 52,6 para 53,4 pontos no ISM. Caso as projeções se confirmem, elas indicarão modesta aceleração da atividade econômica na passagem do 3º para o 4º trimestre.

A íntegra do Informativo Semanal de Economia Bancária pode ser acessada neste link.

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais