Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
25/10/2019

Bancos participam da 14ª Semana Nacional de Conciliação

A ação é uma parceria entre as instituições financeiras, o Conselho Nacional de Justiça e os Tribunais de Justiça de diversos estados. Mais de três mil processos envolvendo os bancos e seus clientes devem participar da iniciativa

 


No esforço para incentivar a solução de demandas judiciais contra os bancos, desafogando a Justiça e estimulando acordos, as instituições financeiras se uniram ao Conselho Nacional de Justiça e aos Tribunais de Justiça de todo o país para promover a 14ª Semana Nacional de Conciliação. A iniciativa, neste ano, acontece entre os dias 4 e 8 de novembro. A FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos e seus associados atuaram em todas as edições do evento realizadas até hoje.

Os bancos Bradesco, BS2, Itaú Unibanco, Santander, Sicredi e Votorantim participam da ação. As instituições financeiras fizeram um levantamento dos casos em que já haviam propostas de acordo disponíveis, e encaminharam as informações dessas ações para os Tribunais de Justiça Estaduais. Mais de três mil processos se encaixaram nesse perfil, de dez estados: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

“Os Tribunais de Justiça estaduais irão convidar os advogados responsáveis pelos processos selecionados a participar de uma sessão de conciliação por meio dos Diários Oficiais dos estados”, diz Antonio Negrão, diretor jurídico da FEBRABAN. “Tudo o que eles precisam fazer é comparecer no dia e hora definidos na publicação.”    
 
Segundo Negrão, ações de conciliação como a Semana Nacional de Conciliação são uma forma rápida de finalizar processos em que haja possibilidade de acordo e reduzir o número de processor que se acumula no judiciário. “Esse tipo de iniciativa é uma tendência cada vez mais forte no judiciário no Brasil e no mundo; elas vieram para ficar.”

Em caso de dúvida, basta acessar a página criada pelo Conselho Nacional de Justiça especialmente para a Semana Nacional de Conciliação (https://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/conciliacao-e-mediacao/semana-nacional-de-conciliacao). 

 

FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
11 3244-9831/9942
Twitter: @febraban
imprensa@febraban.org.br

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais