Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
21/10/2019

Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb)

A retomada do crédito deverá continuar em setembro, com o saldo total da carteira registrando alta de 0,9%, de acordo com estimativa da Pesquisa Especial de Crédito da FEBRABAN, realizada com os cinco maiores bancos do país. O levantamento é um dos destaques do Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb), publicado hoje (21) pela Federação. Os dados oficiais serão conhecidos na sexta-feira (25), quando o Banco Central divulgar a Nota de Operações de Crédito.

Na variação de doze meses, a Pesquisa Especial de Crédito da FEBRABAN aponta expectativa de crescimento de 5,6% (5,1% em agosto de 2019). A estimativa de alta reflete o bom desempenho da carteira livre pessoa física, que deve crescer 1,0% no mês, acelerando para um crescimento anual de 16,1%. Já a carteira livre pessoa jurídica deve mostrar alta mensal de 1,9%, mantendo o ritmo de crescimento anual da carteira em 8,6%.

Na agenda política da semana, o principal destaque será a votação em 2º turno da reforma da Previdência no plenário do Senado, marcada para a terça-feira (22), finalizando assim o processo que durou praticamente todo o ano. A expectativa é que como desfecho desta votação, o governo apresente sua “agenda pós-reforma”, que deve focar no pacto federativo, que tem por objetivo rever as regras de divisão de recursos e obrigações entre a União, Estados e municípios, além da Reforma Administrativa, que trata sobre novas regras de contratação e dos salários dos servidores. Já a reforma tributária deve ficar apenas para 2020.

Na agenda internacional, o destaque é a reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), que ocorre na quinta-feira (24), a última presidida por Mario Draghi depois de 8 anos à frente da instituição. Seu mandato se encerra neste mês e ele será substituído por Christine Lagarde, ex-diretora do FMI.

A íntegra do Informativo Semanal de Economia Bancária pode ser acessada neste link.

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais