Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
12/08/2019

Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb)

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) de junho, considerado uma prévia informal do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado na manhã de hoje (12), mostrou alta de 0,3% no mês, surpreendendo de maneira positiva o mercado financeiro, que previa crescimento de 0,1%. Entretanto, apesar do resultado do mês, o IBC-Br fechou o 2º trimestre deste ano com retração de 0,13%, o que poderá levar a um novo recuo do PIB neste trimestre. O assunto é um dos destaques do Informativo Semanal de Economia Bancária, divulgado hoje (12) pela FEBRABAN.

Outra importante divulgação da semana será o IGP-10, pela FGV na quinta-feira (15). Analistas do mercado projetam ligeira deflação de 0,01 no mês, em função da queda esperada dos preços no atacado, acumulando 5,68% em 12meses(ante taxa de 6,23% em julho).

Na agenda política, o foco do Executivo e da Câmara dos Deputados deve mudar para a reforma tributária. A expectativa é que o Ministério da Economia anuncie sua proposta nesta semana. O projeto deve propor a criação de um IVA federal (não incluindo impostos estaduais e municipais), além de um possível imposto sobre movimentação financeira para desonerar a folha de pagamentos.

A proposta do governo deve disputar espaço com o projeto de lei do deputado Baleia Rossi (PMDB-SP), que teve apoio técnico do Centro de Cidadania Fiscal, e que já está tramitando na Câmara. Outra proposta em tramitação é a do ex-deputado Luiz Carlos Hauly, que está no Senado. A expectativa é que se inicie um amplo processo de negociação política que poderá levar a um acordo para facilitar a tramitação da reforma.

No cenário externo, a semana começa com viés negativo para os mercados emergentes. Além da continuidade das disputas comerciais EUA-China, que segundo declarações do presidente americano Donald Trump podem se estender mais do que o esperado inicialmente. Há também tensão política com os protestos antigoverno em Hong Kong, e com o enfraquecimento do governo de Maurício Macri, na Argentina, que perdeu as eleições primárias realizadas no domingo no país.

A íntegra do Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb) está disponível neste link.

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais