Notícias

Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb)

Com o Congresso em recesso, o foco do mercado financeiro se volta para o Ministério da Economia, que deve anunciar novas medidas para ajudar na recuperação da atividade econômica, como o novo programa de liberação de saques de recursos das contas do FGTS e PIS/Pasep pelos trabalhadores, que deve ocorrer na quarta-feira (24).  E na sexta-feira (26), o Banco Central divulgará a Nota de Operação de Crédito referente ao mês de junho, que deverá mostrar avanço de 5,1% em doze meses. Os assuntos são destaques do Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb), divulgado hoje (22) pela FEBRABAN.

Segundo a Pesquisa Especial de Crédito da FEBRABAN, realizada com os cinco maiores bancos do país, o saldo total de crédito deve mostrar avanço de 0,2% em relação a maio. De acordo com o levantamento, a carteira de crédito com recursos livres mostrou crescimento de 0,6% no mês e de 11,0% na comparação de 12 meses (ante 11,9% em maio). Já a carteira com recursos direcionados registrou queda de 0,2% ante maio e de 1,5% na comparação interanual (ante retração de 1,4% em maio).

Ainda na semana, o Tesouro divulgará o resultado primário do governo, que deve mostrar novo déficit primário, refletindo o problema estrutural das contas públicas, de elevado crescimento das despesas previdenciárias e de pessoal.

Na agenda internacional, o destaque será a divulgação da primeira prévia do PIB dos Estados Unidos referente ao 2º trimestre. Depois do bom crescimento de 3,1% (anualizado) no trimestre anterior, o mercado prevê uma desaceleração do índice, que deverá apresentar alta de 1,8%.

Na Europa, a semana também será movimentada.  Na terça-feira (23), será divulgado o nome do novo primeiro-ministro britânico. O ex-prefeito de Londres, Boris Johnson, é o favorito contra Jeremy Hunt. Johnson tem defendido o Brexit mesmo sem um acordo com a União Europeia, o que tem enfraquecido a libra nas últimas semanas.

A íntegra do Informativo Semanal de Economia Bancária está disponível neste link.

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br
Tel: 55 11 3244-9942/9831
Twitter: @febraban

Equipe:
Cleide Rodriguez - Gerente de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Arthur Chioramital - Assessor de Imprensa
Anna Gabiatti - Assistente