Notícias

Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb)

A expectativa do mercado financeiro para o início de um novo ciclo de flexibilização monetária no país, com um corte na taxa básica de juros, é um dos destaques da agenda econômica da semana, segundo o Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb), publicado hoje (29) pela FEBRABAN. A estimativa é que o Copom (Comitê de Política Monetária), que se reunirá nos dias 30 e 31, reduza a taxa em 0,25 ponto percentual da Selic, que está em 6,50% ao ano desde março de 2018. Entretanto, alguns analistas apostam em uma queda ainda maior, de 0,50 ponto percentual.

De acordo com o Iseb, vários fatores apontam na direção de um novo ciclo de flexibilização: o cenário fraco de recuperação da atividade econômica, a baixa taxa de inflação, o cenário externo favorável aos países emergentes, e a aprovação em 1º turno da reforma da Previdência no plenário da Câmara, que trará uma economia fiscal dentro das expectativas do mercado. De acordo com o Informativo, o boletim Focus projeta que a taxa Selic deverá encerrar 2019 em 5,5% ao ano.

Também serão divulgados durante a semana uma série de indicadores econômicos, entre eles, de produção industrial, desemprego, inflação, contas públicas, balança comercial, além dos balanços contábeis do segundo trimestre de diversas empresas, inclusive do setor bancário.

Na agenda internacional, o Fomc (Comitê de Política Monetária do FED/EUA) também divulgará suas decisões para a economia americana, e a maioria dos analistas acreditam em uma queda de 0,25 ponto percentual na taxa de juros do país, atualmente no intervalo entre 2,25% a 2,50% ao ano.

Na zona do euro ocorrerá a primeira divulgação do resultado do PIB do segundo trimestre do ano na quarta-feira (31). A expectativa do mercado é de crescimento de apenas 0,2%, na comparação com o trimestre anterior, e de 1,0% ante o segundo trimestre de 2018.

A íntegra do Informativo Semanal de Economia Bancária pode ser acessada neste link.

 

 

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br
Tel: 55 11 3244-9942/9831
Twitter: @febraban

Equipe:
Cleide Rodriguez - Gerente de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Arthur Chioramital - Assessor de Imprensa
Anna Gabiatti - Assistente