Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
24/06/2019

Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb)

A divulgação da Nota de Operações de Crédito do mês de maio é um dos destaques da agenda econômica da semana, segundo destaca o Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb), divulgado hoje (24) pela FEBRABAN. Segundo a Pesquisa Especial de Crédito feita pela Federação, com os cinco maiores bancos do Brasil, o saldo total de crédito deve avançar 0,7% em relação a abril, o que resultará em crescimento de 5,6% na comparação em doze meses, um pouco acima da expansão observada em abril (alta de 5,4%).

De acordo com a pesquisa da FEBRABAN, a carteira de crédito com recursos livres mostrou crescimento de 1,4% no mês e avanço de 11,8% na comparação em 12 meses (ante 11,3% em abril). Já a carteira com recursos direcionados registrou queda de 0,3% ante abril e de 1,1% na comparação anual (ante retração de 0,9% em abril).

Na quinta-feira (27), haverá a reunião mensal do Conselho Monetário Nacional (CMN), que além da possibilidade de trazer novidades na regulamentação do setor financeiro, definirá a meta de inflação em 2022. Desde 2017, o CMN iniciou um processo de redução de 0,25 ponto percentual da meta de inflação ano após ano, valendo a partir de 2019 (4,25%). Para 2020, a meta é de 4,0%, e para 2021, de 3,75%.

O Iseb também destaca que o IBGE divulga na terça-feira (25) o resultado do IPCA-15, do mês de junho. O consenso do mercado, segundo coleta da Bloomberg, projeta alta de 0,07% no mês, o que poderá levar o indicador a registrar uma forte desaceleração no acumulado em 12 meses, saindo de 4,93% em maio para 3,85% em junho.

Na agenda política, de acordo com o informativo, as atenções do mercado financeiro seguem voltadas para a discussão e possível votação do relatório da reforma da previdência do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) na Comissão Especial da Câmara, que prevê uma economia de R$ 850 bilhões em 10 anos. Moreira prometeu para esta quarta-feira (26) a entrega de um documento já revisado, e na quinta-feira (27), o relatório poderá ser votado na Comissão Especial, segundo afirmou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Para ser aprovado, o texto precisa de 25 votos, dentre os 49 deputados que compõe o colegiado. Após aprovação na Comissão, o documento estará pronto para ser discutido no Plenário, cuja expectativa é de votação em 1º turno antes do recesso parlamentar, que começa em 19 de julho.

Na agenda internacional, a 14ª reunião de cúpula do G-20, em Osaka, Japão, nos dias 28 e 29, concentrarão as atenções do mercado financeiro. O encontro deverá ter como principal tema de discussão o livre comércio entre os países. A reunião mais aguardada é a do presidente dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping.

A íntegra do Informativo Semanal de Economia Bancária está disponível neste link.

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais