Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
10/06/2019

Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb)

A divulgação do IBC-Br pelo Banco Central, índice considerado uma prévia do resultado do PIB (Produto Interno Bruto), será um dos destaques desta semana. A expectativa do mercado financeiro, segundo levantamento da Bloomberg, é de pequena alta de 0,1% no mês de abril, refletindo um pequeno crescimento da indústria (+0,3%), e em linha com a expectativa de alta para o varejo ampliado (+0,6%). Caso a projeção se concretize, o indicador quebrará uma sequência de três resultados negativos registrados ao longo do primeiro trimestre, destaca o Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb), divulgado hoje (10) pela FEBRABAN.

Na pauta política, o principal evento desta semana será a apresentação do parecer elaborado pelo deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) sobre a reforma da Previdência, que deve ser divulgado na quinta-feira (13). Alguns pontos ainda estão sendo estudados pelo relator, como a inclusão ou não de Estados e municípios na proposta; a incorporação de outra opção para a regra de transição; e mudanças na proposta do regime de capitalização, incluindo a contribuição patronal nas contas individuais dos trabalhadores. A expectativa do mercado, no entanto, fica por conta da economia fiscal que a proposta trará.

O Iseb traz ainda os destaques da agenda internacional: uma série de dados da atividade econômica dos EUA e da China, que trarão informações sobre o ritmo de crescimento no segundo trimestre destes países. Nos EUA, na sexta-feira (14), serão divulgados os dados de vendas no varejo e produção industrial referente ao mês de maio. A expectativa do mercado é de ligeiro crescimento para ambos, de 0,6% e 0,2%, respectivamente, revertendo os dados fracos observados em abril (-0,2% e 0,5%, respectivamente).

Embora o mercado espere alguma melhora nos dados de atividade econômica em maio, a expectativa é de desaceleração do PIB no segundo trimestre, recuando da alta trimestral anualizada de 3,1% observado no primeiro trimestre, para algo em torno de 1,5%. Na China, a semana também será movimentada. Na quinta-feira (13), serão divulgados os dados de produção industrial, vendas no varejo e investimentos em ativos fixos, todos referentes ao mês de maio.

A íntegra do Informativo Semanal de Economia Bancária pode ser acessada neste link.

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais