Notícias

Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb)

O resultado do IPCA de maio, que será divulgado pelo IBGE na próxima sexta-feira (7), é o destaque da agenda econômica da semana. De acordo com a Bloomberg, o mercado projeta alta de 0,20% no mês, uma desaceleração em relação à taxa de 0,57% registrada em abril. O tema é um dos destaques do Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb), divulgado hoje pela FEBRABAN (03).

Segundo o Iseb, em 12 meses, o índice cairá de 4,94% para 4,73%. O principal fator de descompressão do IPCA devem ser os preços dos alimentos in natura, em função da melhora nas condições de oferta, como já captado pelo IPCA-15. Por outro lado, as principais pressões de alta virão do acionamento da bandeira amarela nas contas de energia elétrica, do reajuste dos preços dos combustíveis, do aumento do botijão de gás pela Petrobras, e, em menor grau, de resquícios do reajuste dos preços dos medicamentos. De toda forma, estes fatores não evitarão o processo de desaceleração da inflação, que voltará a ficar na casa dos 4,0% a partir de junho, com o fim dos efeitos da greve dos caminhoneiros, que ocorreu entre maio e junho do ano passado.

O mercado financeiro também ficará atento à negociação do relator do projeto da Reforma da Previdência na Câmara, Samuel Moreira (PSDB-SP), com os demais partidos sobre quais das 277 emendas apresentadas pelos deputados serão incorporadas no texto do projeto. Assim, começará a ficar cada vez mais claro para o mercado, qual deverá ser a potência fiscal da reforma que pode ser aprovada no Congresso.

A agenda internacional traz uma série de dado e eventos. Na economia, o mercado ficará atento aos dados de atividade e mercado de trabalho, que podem confirmar a perda de força da economia americana; e a reunião de política monetária do Banco Central Europeu, que deve manter os estímulos monetários na região. Na política, o principal assunto deve ser a sucessão ao cargo de primeiro-ministro britânico, em substituição a Teresa May, que deixa o posto nesta sexta (7).

A íntegra do Informativo Semanal de Economia Bancária pode ser acessada neste link.

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br
Tel: 55 11 3244-9942/9831
Twitter: @febraban

Equipe:
Cleide Rodriguez - Gerente de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Arthur Chioramital - Assessor de Imprensa
Anna Gabiatti - Assistente