Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
20/05/2019

Fintechs com projetos para melhorar a eficiência dos bancos são finalistas do concurso de inovação

Um terço das 40 starturps selecionadas para participar do CIAB Fintech Day, evento que ocorre durante o maior congresso de tecnologia da informação para o setor financeiro da América Latina, mostrará soluções de eficiência operacional, como identificação digital, autenticação e digitalização de serviços financeiros

 

Tecnologias voltadas para a eficiência operacional de serviços e produtos bancários são maioria entre as propostas das startups selecionadas para participar do CIAB Fintech Day. O evento, agora em sua quarta edição, é considerado um dos mais importantes encontros entre instituições financeiras e fintechs do Brasil e um dos grandes destaques do 29º CIAB FEBRABAN. Quase um terço das fintechs que estarão no fórum de TI, entre 11 e 13 de junho, mostrarão aplicativos e plataformas que aperfeiçoam processos e permitem uma melhor experiência dos usuários no produto final oferecido pelo banco.

Das 40 startups selecionadas para o Lounge Fintech (mais do que o dobro registrado no ano passado), 35 são brasileiras, e 5, internacionais _ do Canadá, Inglaterra, México e duas de Israel. Deste total, 13 das fintechs escolhidas (32,5%) mostrarão tecnologias com foco em sistemas internos para aumentar a eficiência operacional de produtos, como soluções de identificação digital, autenticação, gestão de base de clientes, digitalização de serviços financeiros e integração de dados para apps.

“A participação deste tipo de startup tem crescido desde a primeira edição do CIAB FEBRABAN, especialmente de fintechs que oferecem tecnologias de biometria, outros modos de identificação digital e também de serviços de geolocalização”, afirma Marcelo Assumpção, gerente de Relacionamento de Eventos da FEBRABAN. “A proliferação desse tipo de negócio chama a atenção de grandes bancos e instituições de menor porte, por serem soluções já prontas que otimizam processos e ainda aprimoram a experiência do usuário com o produto bancário.”

Na edição 2019 do evento, das 40 escolhidas, o júri selecionará dez startups para um campeonato que ocorrerá em 13 de junho, último dia do fórum de TI. Segundo a organização, as cinco mais bem avaliadas poderão fazer reuniões com pelo menos três líderes de bancos. Já representantes das três fintechs mais bem avaliadas pelo júri no campeonato ganharão passagem e hospedagem para participar do estande do CIAB FEBRABAN no congresso Money 2020, em outubro, em Las Vegas, nos EUA.

Soluções tecnológicas de inclusão financeira e serviços voltados para a população de baixa renda estão na segunda colocação, entre os produtos mais populares entre as fintechs a serem apresentados pelas startups no CIAB Fintech Day. Oito fintechs, que representam 20% do total dos participantes, terão apresentações com esses temas.

Atualmente, 35% das fintechs brasileiras estão voltadas para os desbancarizados, segundo os últimos dados do blog de serviços financeiros digitais Finnovation, em estudo feito em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e a aceleradora Finnovista - de um total de 377 startups mapeadas.

Cinco fintechs mostrarão soluções de negociação de dívidas; quatro são voltadas para investimentos; e quatro startups apresentarão soluções para serviços de pagamentos. “Com a transformação digital e o advento das fintechs, empresas com estruturas enxutas e forte apoio de tecnologias, o consumidor passou a ter mais opções para se incluir no sistema financeiro”, afirma Gustavo Fosse, diretor setorial de Tecnologia e Automação Bancária da FEBRABAN.

De acordo com o executivo, existe um ambiente colaborativo entre as fintechs. As instituições financeiras e os bancos desenvolvem estratégias próprias para lidar com esse elemento de inovação, lembra ele. “Hoje existem inúmeros exemplos bem-sucedidos de parcerias entre estas empresas e instituições financeiras, inclusive com a abertura de centros de empreendedorismo e inovação e a consolidação de programas de aceleração”, diz ele. “Há, ainda, a recente abertura de espaço interno para que funcionários criem soluções bancárias ‘dentro de casa’, o chamado intraempreendedorismo”, complementa.

Na edição deste ano do CIAB Fintech Day, o público ainda poderá conhecer startups com soluções de crédito (3), gestão financeira (1), seguros (1) e criptomoeda (1). Os nomes das fintechs selecionadas para o CIAB Fintech Day 2019 estão disponíveis em https://ciab.com.br/pt/fintech#finalistas.

Edição 2018

No ano passado, os temas vencedores do CIAB Fintech Day foram soluções para a inclusão financeira e segurança nas transações por aplicativos; novas plataformas para transações financeiras e algoritmos de biometria facial.

A FullFace, startup especializada na identificação de pessoas por meio de algoritmo de biometria facial, desenvolveu uma tecnologia que funciona com uma espécie de CPF facial de cada pessoa. A empresa criou um algoritmo que permite fazer um reconhecimento facial “sob medida”, acessível a diferentes setores e tipos de negócio.

De acordo com a fintech, a precisão da biometria facial chega a 99%, com 1.024 pontos da face analisados que geram, em tempo real, medidas e proporções capazes de permitir a geração de um código único para cada pessoa. O software leva 0,05 décimos de segundo, por exemplo, para diferenciar dois irmãos gêmeos e também impede o uso de fotos para enganar o sistema.

A Ewally, outra vencedora, mirou o setor financeiro com um objetivo: atender a população não bancarizada, quase 55 milhões de pessoas sem acesso a serviços como pagamento de ou transferência de dinheiro. A empresa criou uma carteira digital baseada em blockchain, com aplicativo que permite que qualquer pessoa em qualquer localidade faça depósito, saque, pague contas e ainda tenha um cartão.

Outro ganhador, o Banco Digital da Maré, fintech social que atende regiões sem acesso ao sistema financeiro, criou um aplicativo de meio de pagamento, com base em blockchain, em que as pessoas podem comprar no comércio local, por meio de QR Code, e também podem pagar suas contas. O nome da fintech surgiu em homenagem às 17 comunidades que compõe o Complexo da Maré, na zona norte do Rio, onde a startup começou a operar. São cerca de 200 mil moradores nesse conjunto de favelas.

 

Anote na agenda

CIAB FEBRABAN 2019

De 11 a 13 de junho

Local: Transamerica Expo Center, São Paulo

 

FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação                          
11 3244-9831/9942
Twitter: @febraban

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais