Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
06/05/2019

Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb)

As atenções do mercado financeiro ao longo da semana deverão se concentrar na reunião do Copom e no início das atividades da Comissão Especial da Previdência na Câmara dos Deputados, que realiza sua primeira reunião de trabalho na terça-feira (7). Os temas são destaques do Informativo Semanal de Economia Bancária, divulgado hoje (6) pela FEBRABAN.

Na agenda econômica, o Copom (Comitê de Política Monetária) divulgará na quarta-feira (08) o resultado de sua reunião. No mercado financeiro, o consenso é que a taxa Selic continuará estável em 6,5% ao ano. A expectativa fica por conta da atualização do cenário econômico pelo colegiado, diante da constante frustração com o ritmo da recuperação da atividade econômica a partir dos resultados já conhecidos dos indicadores do primeiro trimestre.

O Iseb também destaca que o IBGE divulgará o resultado do IPCA do mês de abril na sexta-feira (10). O consenso do mercado, segundo a Bloomberg, prevê alta de 0,62% no mês. Em 12 meses, a estimativa é que o índice avance de 4,58% para 4,99%, acima do centro da meta (4,25%).

Na agenda política, o mercado observará a primeira reunião das atividades da Comissão Especial da Previdência na Câmara, que deverá ser marcada pela apresentação de um plano de trabalho, com cronograma, datas deliberativas e de audiências, além de acordos de procedimentos. Segundo o Informativo, o mercado ficará atento sobre a capacidade do governo negociar um texto na Comissão com a menor mudança fiscal possível, para que a Reforma da Previdência siga com a proposta original, de gerar uma economia próxima a R$ 1 trilhão, como defende o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Na agenda externa, volta ao radar do mercado as tensões comerciais entre os EUA e a China. Nesta semana, na quarta-feira (8), está marcada uma nova rodada de negociações entre os dois países em Washington, com o secretário do Tesouro norte-americano Steven Mnuchin, e o vice premiê chinês Liu He. Entretanto, diante do anúncio inesperado feito pelo presidente Donald Trump em seu Twitter, de que aumentará as alíquotas de 10% para 25% sobre US$ 200 bilhões em exportações chinesas, a reunião poderá ser cancelada.

A íntegra do Informativo Semanal de Economia Bancária pode ser acessada neste link.

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais