Notícias

Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb)

A divulgação de dados da agenda econômica da semana deverão mostrar desaquecimento da economia brasileira, com recuo do IBC-Br, considerado uma prévia informal do PIB (Produto Interno Bruto), e também resultado negativo no setor de serviços, segundo estimativas de mercado publicadas hoje (13) no Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb), produzido pela FEBRABAN.

De acordo com projeção feita pela Bloomberg, o IBC-Br do mês de março, que será divulgado na quarta-feira (15) pelo Banco Central, deverá mostrar queda de 0,2% no mês, devido ao fraco resultado do setor industrial (-1,3%), compensado em parte pela expansão do varejo (+1,1%) no período. Caso a projeção se confirme, o IBC-Br apontará que a economia brasileira encolheu 0,71% no primeiro trimestre ante os três meses anteriores, reforçando o quadro de baixo dinamismo econômico, o que tem levado os analistas a realizarem constantes revisões para baixo das projeções para o desempenho da economia brasileira neste ano.

Na terça-feira (14), o IBGE divulgará o resultado do setor de serviços do mês de março, cuja expectativa do mercado é de recuo de 0,5% ante o mesmo mês do ano anterior. Da mesma forma que no IBC-Br, se a projeção for confirmada, também significará retração da atividade deste setor no primeiro trimestre.

Na agenda externa, as atenções se voltam para os dados de atividade econômica das principais economias mundiais. Nos EUA, na quarta-feira (15), serão divulgados os dados de produção industrial e vendas no varejo do mês de abril. O consenso do mercado espera estabilidade para a indústria e alta de 0,2% para o varejo. As informações serão importantes para o mercado avaliar se a economia norte-americana manteve o bom ritmo de crescimento no início do segundo trimestre.

Na zona do euro, será divulgada na quarta-feira (15) a segunda prévia do PIB do primeiro trimestre da região, que mostrou crescimento de 0,4% na margem, e de 1,2% na comparação interanual, o que sugere a estabilização da atividade econômica, depois de um prolongado processo de desaceleração.

A íntegra do Informativo Semanal de Economia Bancária pode ser acessada neste link.

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br
Tel: 55 11 3244-9942/9831
Twitter: @febraban

Equipe:
Cleide Rodriguez - Gerente de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Arthur Chioramital - Assessor de Imprensa
Anna Gabiatti - Assistente