Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
13/05/2019

Bancos darão R$ 100 mil em prêmios em ação de educação financeira

Jovens entre 18 e 24 anos terão cursos de inglês no exterior, como prêmio de concurso promovido pela FEBRABAN e instituições financeira durante a 6ª Semana ENEF; ação educacional também terá site informativo para estimular brasileiros a poupar dinheiro

Como parte da programação da 6ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), a FEBRABAN, em ação integrada com Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú, Santander e Votorantim, promoverá a ação educacional “Quem sonha poupa”, que, além de conteúdo diversificado sobre finanças pessoais, ainda irá premiar cinco jovens entre 18 e 24 anos com cursos de inglês no exterior, no valor total de R$ 100 mil. A 6ª Semana ENEF será realizada entre 20 e 26 de maio em todo o país.

O objetivo da ação, que tem o apoio do Banco Central, é reforçar o conceito de educação financeira com foco no ato de poupar, para ampliar a compreensão sobre os produtos de investimento e ressaltar a importância da reserva financeira de médio e longo prazos como forma de realizar sonhos e metas. A ação também tem o apoio do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola).

Poucos brasileiros têm o hábito de poupar. Segundo pesquisa realizada pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), com apoio do Datafolha e divulgada recentemente, apenas 8% dos brasileiros aplicaram em produtos financeiros, em 2018. A preferência, na hora de guardar o dinheiro, permanece com a caderneta de poupança para 88% dos que investem suas economias. 

A campanha da FEBRABAN, neste ano, tem como foco os jovens e o incentivo ao ato de poupar. “Uma pessoa educada financeiramente é aquela que está preparada para fazer boas escolhas com o seu dinheiro”, afirma Fabio Moraes, diretor de Educação Profissional e Financeira da FEBRABAN. “Com a ação ‘Quem sonha Poupa’, queremos contribuir para que o jovem tenha uma vida financeira sustentável, com consciência e planejamento”, acrescenta.

O pontapé inicial da ação educacional “Quem sonha Poupa” foi dado em 9 de maio, com o lançamento do hot site www.quemsonhapoupa.com.br, de conteúdo diversificado sobre educação financeira, como matérias, vídeos, um e-book sobre o assunto e o “simulador de sonhos” _ nele, o usuário descobrirá em quanto tempo vai acumular o dinheiro necessário para concretizar seus planos.

De 20 a 26 de maio, datas da realização da Semana ENEF, o internauta poderá participar de um concurso cultural e concorrer a um intercâmbio. Serão 5 bolsas, uma para cada região do país, no valor de R$ 20 mil cada. Para isso, o participante terá de responder a um questionário de 20 questões, com respostas múltiplas. O material didático no site www.quemsonhapoupa.com.br  servirá de base para a formulação das perguntas do questionário. 

No dia 27 de maio, os organizadores divulgarão o ranking com os 50 mais bem colocados, divididos em grupos de 10 pessoas por região do Brasil. O resultado levará em conta o maior número de respostas corretas no menor tempo.  Até 31 de maio, os selecionados deverão enviar um vídeo inédito com depoimento pessoal, de, no máximo, dois minutos, onde relatarão o aprendizado com a ação educacional e como pretendem colocar em prática os conhecimentos adquiridos. A divulgação dos resultados ocorrerá em 1º de julho. Os cinco ganhadores terão 18 meses para agendar a viagem e o curso de um mês, que deverá ser feito em países de língua inglesa.

A Semana ENEF
O número de ações realizadas ao longo de cada Semana ENEF vem crescendo a cada ano. Em 2018, foram 7.350 ações cadastradas, quase o dobro do ano anterior. 

Todas as iniciativas foram gratuitas e desenvolvidas por 344 instituições e apoiadores que promovem temas relacionados a finanças pessoais, consumo consciente, previdência, seguros e relação equilibrada com o dinheiro. As ações alcançaram todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, com atividades presenciais e à distância. A agenda oficial da Semana ENEF está disponível em http://www.semanaenef.gov.br/.

A Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) foi instituída como política de Estado de caráter permanente para promoção de ações de educação financeira e previdenciária como ferramenta de inclusão social, de melhoria da vida do cidadão e de promoção da estabilidade, concorrência e eficiência do sistema financeiro do país. É coordenada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), formado por diversos órgãos e entidades públicas e representantes da sociedade civil, como a FEBRABAN.

No ano passado, as ações da FEBRABAN foram separadas em duas campanhas. A série “Cuide Bem do seu Dinheiro”, lançada pelo Programa Meu Bolso em Dia em sua página do YouTube, teve um total de 15 vídeos. O primeiro abordou as modificações no cheque especial. Outros três vídeos seguintes falaram sobre crédito: cartão de crédito, crédito consignado e empréstimo pessoal. Os demais destacaram temas de educação financeira.  

Em parceria com a plataforma “Por quê? Economês em bom português”, do portal UOL, foi lançada a série “Sem Patrão – Empreendedorismo nas periferias”, que produziu cinco vídeos baseados em depoimentos reais de empreendedores de sucesso, residentes no Grajaú e em Colombo, periferias de São Paulo. 

De acordo com Murilo Portugal, presidente da FEBRABAN, os bancos se engajaram no esforço que resultou na criação da Estratégia Nacional de Educação Financeira, em 2010, e na realização dos Encontros Nacionais de Educação Financeira. “Estamos cada vez mais convencidos de que é necessário um forte compromisso do setor privado com ações que ajudem a população _ especialmente a de mais baixa renda _ a ter maior entendimento sobre o funcionamento do setor bancário e do mercado de crédito, e a tomar melhores decisões sobre o orçamento doméstico e suas escolhas financeiras”, afirma.

FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação                           
11 3244-9831/9942
Twitter: @febraban

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais