Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
10/05/2019

FEBRABAN, Insper e plataforma Por Quê? promovem debate sobre juros

Propostas e medidas para melhorar o ambiente de crédito no país serão discutidas em evento no dia 17, com inscrições gratuitas

 

A plataforma Por Quê? Economês em bom português, o INFI - Instituto FEBRABAN de Educação e o Insper promovem no dia 17 de maio uma manhã de debates, em São Paulo, sobre as atuais propostas dos diferentes setores sociais – bancos, governo e sociedade civil organizada – para fazer os juros serem mais baixos no Brasil. O evento começará às 9h em auditório do Insper e as inscrições são gratuitas. Murilo Portugal, presidente da FEBRABAN, fará a abertura do debate.

Historicamente, as taxas de juros no Brasil são muito altas. Interessa ao setor bancário que elas sejam reduzidas, para baratear o crédito, tanto para empresários quanto para consumidores, e permitir que o país aproveite seu potencial de crescimento econômico. As razões para as altas taxas são diversas: inadimplência, dificuldade para o credor recuperar garantias, impostos na intermediação financeira, ausência de informações mais detalhadas, como as proporcionadas pelo cadastro positivo, depósitos compulsórios no Banco Central e custos administrativos, inclusive os criados por exigências regulatórias.

De acordo com um estudo do Banco Central, cerca de 85% do spread bancário brasileiro – a diferença entre o que os bancos pagam para captar dinheiro e quanto cobram pra emprestá-lo - é resultado de custos para conceder crédito no país, e apenas 15% do lucro dos bancos.


Desde 2016, a taxa Selic fixada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), referência para fixação das demais taxas de juros, vem caindo. A taxa média de juros nos bancos também caiu, em algumas linhas até mais, em pontos percentuais, do que a Selic. Além disso, uma agenda de reformas microeconômicas estruturais tem sido implementada – a chamada Agenda BC Mais que, espera-se, seja mantida e ampliada no atual governo.

São conquistas dessa agenda, por exemplo, a regulamentação da duplicata eletrônica e das centrais de recebíveis e a redução dos depósitos compulsórios exigidos pelo Banco Central. Também é parte da Agenda BC Mais a lei sancionada pelo presidente em abril de 2019 que aperfeiçoa as regras de funcionamento do cadastro positivo, o que permite identificar o bom pagador e, assim, oferecer crédito mais barato, como é feito em outros países.

Os resultados apresentados até agora por essas medidas serão discutidos pelos participantes do evento do INFI, do Insper e do Por Quê?. Também serão discutidas as propostas contidas no livro Como fazer os juros serem mais baixos no Brasil?, lançado em 2018 pela FEBRABAN e distribuído gratuitamente online para estimular a discussão sobre as mudanças necessárias para transformar positivamente o ambiente de crédito do país.

“Todos queremos um nível de juros e de spread mais baixo, semelhante ao dos países desenvolvidos; os bancos também, pois dessa forma podem emprestar mais e a um número maior de clientes, com diluição do risco”, afirma Murilo Portugal, presidente da FEBRABAN.

Programação

9h-9h30 – Recepção e welcome coffee
9h30-9h40 – Abertura – Murilo Portugal (FEBRABAN)
9h40-10h – Apresentação Ana Paula Vescovi (ex-Secretária Executiva do Ministério da Fazenda, ex-presidente do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal)
10h-10h20 – Apresentação Marcos Lisboa (Insper)
10h20-10h40 – Apresentação Murilo Portugal (FEBRABAN)
10h40-11h – Apresentação Bruno Giovannetti (EESP FGV e Por Quê?)
11h-11h30 – Debate – Mediação de Joel Pinheiro da Fonseca, economista
11h30-12h – Perguntas da plateia e encerramento
 

Local: Insper
Auditório Steffi e Max Perlman, rua Uberabinha, s/n°
Vila Olímpia, São Paulo
Inscrições gratuitas pelo site : https://www.insper.edu.br/agenda-de-eventos/juros-que-poupo/

Vagas limitadas

 

FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos

Diretoria de Comunicação                          

11 3244-9831/9942

Twitter: @febraban

imprensa@febraban.org.br

 

 

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais