Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
22/04/2019

Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb)

A Nota de Operações de Crédito do mês de março, que será divulgada pelo Banco Central na sexta-feira (26), deverá mostrar crescimento no saldo do crédito de 0,5% na comparação com fevereiro, e alta de 5,4% ante março do ano passado, de acordo com Pesquisa Especial de Crédito da FEBRABAN, realizada com os cinco maiores bancos brasileiros. O assunto é um dos destaques do Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb), divulgado hoje (22) pela Federação.

A Pesquisa da FEBRABAN mostra que a carteira de crédito com recursos livres pode ter crescido 0,9% no mês, e 11,0% em 12 meses (o mesmo de fevereiro), enquanto a carteira com recursos direcionados deverá avançar apenas 0,1% na comparação com fevereiro, e recuar 0,5% na variação anual (ante -0,7% em janeiro). Os dados de crédito começam a dar sinais de estabilização do crescimento na faixa de 5%, e revelam também a necessidade de uma retomada mais forte da atividade econômica, para ocorrer aceleração do crescimento do saldo de crédito na economia brasileira.

Ao longo da semana, outros indicadores importantes serão divulgados, como dados de inflação, contas externas, geração de emprego formal e sondagens de confiança. Na quinta-feira (25), o IBGE divulga o resultado do IPCA-15 do mês de abril, e o consenso do mercado, segundo estimativa da Bloomberg, espera alta de 0,68% no indicador, o que levará o índice a acelerar para 4,66% em 12 meses. A divulgação deve continuar mostrando pressão por parte dos alimentos e principalmente dos preços dos combustíveis, diante do repasse pela Petrobras da elevação do preço do barril petróleo.

Ao longo da semana, a Secretaria de Trabalho deverá divulgar o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e a estimativa do mercado é a de criação de 79,5 mil vagas em março.

A agenda externa terá poucos indicadores na semana, mas traz a divulgação de um indicador bastante relevante: a prévia do resultado do PIB norte-americano do primeiro trimestre, que será conhecido na sexta-feira (26). De acordo com a Bloomberg, o mercado financeiro espera crescimento de 2,3% no período. O primeiro trimestre deste ano ficou marcado pela paralisação de 35 dias do governo americano, a maior da história, diante do impasse com a votação do Orçamento; pela continuidade dos conflitos comerciais com a China; e pelos efeitos da desaceleração econômica global.

O Iseb também ressalta que o mercado financeiro seguirá atento com a tramitação da reforma da Previdência no Congresso Nacional. A preocupação é que a PEC 06/19 ainda sofra alterações durante a sua tramitação na Câmara, o que poderá reduzir a potência fiscal da medida, inicialmente projetada em R$ 1 trilhão em 10 anos.

A íntegra do Informativo Semanal de Economia Bancária pode ser acessada neste link.

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais