Notícias

Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb)

O mercado espera uma alta pontual do IPCA em março, de 0,61% no mês, por problemas de oferta, o que não deverá alterar o cenário inflacionário positivo no país, revela o Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb), divulgado hoje (08) pela FEBRABAN. A divulgação ocorrerá na próxima quarta-feira (10) e é um dos destaques da agenda econômica da semana.

Caso a expectativa do mercado financeiro se concretize, será a maior taxa mensal desde junho do ano passado, quando o indicador captou os efeitos do desabastecimento de produtos devido à greve dos caminhoneiros. Em 12 meses, o indicador deverá crescer de 3,89% para 4,43%, acima do centro da meta, que é de 4,25%. Apesar da aceleração da inflação, o IBGE deve mostrar que a taxa ficou concentrada em alguns itens específicos e com alto peso no indicador final, como os alimentos (in natura e o feijão) e os combustíveis. “Tal aceleração da inflação não preocupa, pois, no caso dos alimentos, a alta recente deve ser devolvida em breve com a regularização da oferta com a melhora das condições climáticas”, informa o boletim.

Outro destaque do Iseb é a Pesquisa FEBRABAN de Economia Bancária, feita entre os dias 27 de março e 2 de abril com 18 bancos, e que captou ligeira queda na projeção média para o desempenho da carteira total de crédito neste ano. De acordo com o levantamento, a expectativa é de alta de 6,6%, ante estimativa anterior de expansão de 6,9%.

A revisão para baixo captada na pesquisa para este ano pode ser atribuída a dois fatores: a revisão para baixo nas estatísticas de crédito divulgadas pelo Bacen para 2018, que mostrou um cenário de crescimento mais moderado que o imaginado até então; e as constantes revisões, para baixo, do desempenho do PIB deste ano, que recuaram de 2,5% e estão atualmente em 2,0%.

Por outro lado, observou-se também a melhora nas projeções para o desempenho do crédito para 2020 (de 7,5% para 7,7%), o que, segundo o boletim, pode representar uma transferência, para o ano que vem, de parte do crescimento até então esperado para 2019.

No cenário externo, a ata da última reunião do Fomc (comitê de política monetária dos EUA) e a reunião de política monetária do Banco Central Europeu serão os principais assuntos da agenda internacional desta semana. Em meio às preocupações com a desaceleração econômica, os últimos movimentos destes bancos centrais foram de paralisação do processo de normalização monetária e retomada do processo de injeção de liquidez. “A expectativa é que os comunicados dessa semana ratifiquem estas posturas, sinalizando disposição por parte dos Banco Centrais em tomar medidas que diminuam os riscos de uma nova recessão econômica global”, analisa o Iseb.

A íntegra do Informativo Semanal de Economia Bancária pode ser acessada neste link.

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br
Tel: 55 11 3244-9942/9831
Twitter: @febraban

Equipe:
Cleide Rodriguez - Gerente de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Arthur Chioramital - Assessor de Imprensa
Anna Gabiatti - Assistente