Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
29/01/2018

Parceria pela inclusão

Em sua primeira edição neste ano, um programa de capacitação profissional destinado aos jovens formados no Ensino Médio ou recém-ingressos no Ensino Superior pretende contribuir para a diversidade e inclusão de afrodescendentes no sistema financeiro e demais mercados. O Instituto FEBRABAN de Educação (INFI), a JPMorgan Chase Foundation, a Faculdade Zumbi dos Palmares e a Anbima selaram recentemente uma parceria para viabilizar o projeto.

Totalmente financiado pela JPMorgan Chase Foundation, idealizadora do projeto com a Faculdade Zumbi dos Palmares, o curso é gratuito e terá carga horária de 228 horas. O INFI e a Faculdade Zumbi dos Palmares serão responsáveis pelo desenvolvimento do módulo básico, com conhecimentos gerais e socioemocionais e certificado emitido pelas duas entidades.

O módulo específico sobre o mercado financeiro será de responsabilidade do INFI, com disciplinas que possibilitarão ao aluno adquirir as principais competências ligadas ao setor, tais como produtos e serviços bancários, oferta responsável de crédito, prevenção a lavagem de dinheiro, grafoscospia. Os jovens também farão um curso preparatório para a certificação CPA-10. Ao final do módulo, os alunos farão provas para duas certificações: FBB-500 da FEBRABAN, que trata da oferta de crédito e CPA-10 da Anbima, ligada à oferta de produtos de investimento, tornando-se apto para ingressar profissionalmente no setor.

A Faculdade Zumbi dos Palmares, ligada à Afrobras, uma organização voltada à inclusão e empoderamento afro étnico, além de definir a parte de conteúdo de ser oferecido juntamente com o INFI, fará a seleção dos jovens para o programa, e a articulação com as diversas organizações que compõem a iniciativa empresarial pela igualdade, visando o engajamento das empresas à iniciativa.

“Considerando que mais de 50% da população brasileira é formada por afrodescendentes, é natural imaginar que temos uma fonte de talentos bastante expressiva e este projeto é uma primeira iniciativa de tentar ampliar nossa capacidade de identificar talentos junto a este público, assim como de nos mostrarmos capazes de atraí-los, desenvolvê-los e retê-los.”  afirma Henrique Szapiro, líder de recursos humanos do J.P. Morgan no Brasil.

De acordo com o executivo, “a parceria é mais um passo importante do JP Morgan com o tema da diversidade e inclusão, fundamental para o sucesso do nosso negócio, no Brasil e no mundo”. “Criar uma cultura inclusiva, que respeite e valorize as diferenças, motivando e engajando as diferentes pessoas, de diferentes perfis, é condição imprescindível para que alcancemos nossos objetivos”, conclui.

Para o INFI, a parceria representa um marco importante na história do Instituto, que há cinco anos atua na formação, especialização e certificação dos profissionais, atendendo às diversas demandas do mercado brasileiro. Nesse período, o Instituto já capacitou mais de 52 mil alunos e emitiu cerca de 70 mil certificações profissionais.

“Nossa parceria com o J.P. Morgan abre uma nova porta de atuação do Instituto, sob um aspecto muito precioso para nós e para o setor, que é a inclusão social”, afirma Fábio de Moraes. “Com o programa, poderemos entregar qualificação e certificação a jovens ingressantes na carreira bancária, os quais teriam dificuldade de acesso pelos meios tradicionais”, afirma o executivo.  “Vamos preparar profissionais muito diferenciados com grandes probabilidades de absorção pelo mercado. Estamos muito confiantes que será um grande sucesso”, afirmou o executivo.

O INFI foi lançado em 2012 como o Instituto de Educação da FEBRABAN. Porém, a busca por oferecer conteúdo educacional ao setor iniciou em 1976 com o lançamento do IBCB (Instituto Brasileiro de Ciência Bancária). O INFI foi idealizado com base nas experiências adquiridas ao longo dos 40 anos de atuação do IBCB e isso se reflete na maturação dos preceitos de formação, especialização e das necessidades dos diversos setores do mercado nacional.

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais