Cuidados para um Natal mais seguro
A época de Natal é um dos períodos do ano em que os consumidores mais recorrem aos serviços bancários para realizar transações financeiras. O dinheiro extra do décimo terceiro salário estimula investimentos, pagamento de dívidas ou compras, sejam elas nas lojas ou por meio eletrônico. Proteger as senhas e redobrar os cuidados nas compras em locais de grande aglomeração e no comércio eletrônico estão entre as precauções para evitar contratempos.
Proteger as senhas e redobrar os cuidados nas compras em locais de grande aglomeração e no comércio eletrônico estão entre as precauções que o cliente pode tomar para evitar contratempos
Na época de Natal há um aumento médio de 10% no volume de transações realizadas pelos canais digitais nas principais instituições financeiras do País - cerca de 300 milhões de operações. É um dos períodos do ano em que os consumidores mais recorrem aos serviços bancários para realizar transações financeiras. Mesmo num quadro econômico mais retraído, o dinheiro extra do décimo terceiro salário estimula investimentos, pagamento de dívidas ou compras, sejam elas nas lojas ou por meio eletrônico.
A comodidade de encomendar presentes, fazer pagamentos e cuidar de outras transações pela Internet exige dos consumidores cuidados redobrados na hora de fazer operações em ambiente virtual ou no uso do cartão, especialmente quando as compras forem feitas por e-commerce.
Por mais que os bancos façam investimentos expressivos para garantir a segurança e o sigilo das transações realizadas nos canais de atendimento – cerca de R$ 2 bilhões anuais em sistemas de tecnologia da informação (TI) - o cliente é parte fundamental nesse processo. “As ações de proteção das instituições financeiras para comodidade e a integridade das transações precisam ser complementadas com uma atitude prudente do consumidor, para que o processo de segurança seja eficaz”, afirma Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Operações da FEBRABAN.
“Quando o consumidor digita a senha em um site não confiável ou permite que alguém a veja enquanto é digitada na maquininha do comércio, isto significa entregar uma chave de acesso à conta bancária para alguém que pode estar mal-intencionado”, alerta o executivo. Existe uma preocupação também com o código de verificação, inscrito atrás do cartão. Se alguém anotar o número do cartão e este código, terá elementos para fazer compras online em nome do verdadeiro dono do cartão.
A FEBRABAN orienta os clientes a ficarem sempre atentos, seguindo as orientações fornecidas pelos bancos nas agências, terminais de autoatendimento, no site das instituições e também nas redes sociais.
Alguns procedimentos simples devem ser seguidos pelos usuários no Natal para evitar contratempos. A seguir estão alguns deles:
1. Ao comprar presentes pela internet, tenha certeza que o site que está utilizando é o verdadeiro. Prefira digitar o endereço diretamente no navegador a usar um site de busca. Verifique também se a barra de endereços traz o cadeado de segurança do navegador (isso significa que a conexão é protegida) e preste atenção no endereço que está sendo exibido. Desconfie de promoções com descontos excessivos. Procure certificar-se de que não se trata de uma armadilha.
2. Ao receber um boleto para pagamento, seja pelo Correio ou eletronicamente, verifique se é uma cobrança devida e confirme atentamente os dados da compra. Em caso de dúvidas, entre em contato com a empresa que emitiu o boleto e confirme os dados antes de pagá-lo.
3. Não use redes wireless (wifi) desconhecidas ou em locais públicos para efetuar transações bancárias. Se precisar fazer transações em trânsito, prefira usar a rede 3G.
4. Em casa, mantenha sempre sua rede wifi protegida por senha e altere a senha do seu roteador, evitando manter as senhas padrões.
5. Atenção a ligações telefônicas ou abordagens pessoais solicitando doações ou colaborações de Natal para entidades como asilos, creches ou outras semelhantes. Antes de fazer qualquer transação, verifique se a entidade realmente existe, é idônea e procure conhecer o trabalho feito por ela, para garantir o destino adequado de eventuais colaborações. Nunca forneça dados bancários.
6. Cuidado com mensagens de cartões de Natal contendo links. Muitas mensagens desconhecidas podem ter programas maliciosos que, ao serem instalados, tornam vulnerável o computador ou smartphone.
7. Lembre-se: nunca informe seus dados pessoais e senhas em canais que não sejam os oficiais do seu banco, tampouco por solicitações telefônicas.
8. Os bancos não solicitam que portadores recolham cartões de débito e crédito em sua casa, mesmo se estiverem vencidos ou cancelados. Não entregue seus cartões a outras pessoas, mesmo que se identifiquem como sendo do banco ou a serviço do banco.
9. Em locais com aglomerações, proteja sua bolsa/carteira/telefone celular. Se tiver seu cartão, documentos, cheques ou celulares roubados, entre em contato com os órgãos competentes como bancos, operadoras de telefonia e delegacias e providencie imediatamente o bloqueio dos seus cartões, cheques e telefones. Assim que possível, registre uma ocorrência e comunique os órgãos de proteção ao crédito.