Prevenção de conflitos de consumo é compromisso público do setor bancário
Considerada uma das mais bem-sucedidas no país, a experiência do setor bancário com medidas de autorregulação será compartilhada com empresas e representantes de outros setores em seminário promovido pela FEBRABAN em conjunto com a FGV, em São Paulo. O evento, que irá acontecer no dia 16 de outubro, servirá para discutir os métodos e resultados do Sistema de Autorregulação Bancária (SARB) e a atuação da comissão da FEBRABAN dedicada ao tema, e terá como moderador o ex-presidente do Cade, Gesner de Oliveira (foto).
Considerada uma das mais bem-sucedidas no país, a experiência do setor bancário com medidas de autorregulação será compartilhada com empresas e representantes de outros setores em seminário promovido pela FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. O evento, na segunda quinzena de outubro, servirá para discutir os métodos e resultados do Sistema de Autorregulação Bancária (SARB) e a atuação da comissão da FEBRABAN dedicada ao tema.
“A autorregulação desonera tanto as instâncias administrativas quando as judiciais, além de disseminar um comportamento de melhores práticas, independentemente da ação das autoridades”, defende o professor e consultor Gesner Oliveira (foto), um dos moderadores do evento. Ex-presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), ele ressalta o interesse do Grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV em dividir os conhecimentos e práticas do setor bancário em autorregulação com outros segmentos menos avançados nesse quesito.
“O mecanismo da autorregulação induz as empresas a ir muito além do exigido por lei, de maneira voluntária, atenuando certas falhas e desequilíbrios””, avalia Gesner Oliveira. “ Ele ajuda a estabelecer uma nova cultura de respeito à ética concorrencial.”
O seminário “Autorregulação Bancária: Compromisso Público e Prevenção de Conflitos de Consumo” vai debater a importância da autorregulação bancária na adoção de regras que aperfeiçoam condutas e melhoram a qualidade de produtos e serviços oferecidos pelas instituições financeiras.
O evento tratará, ainda, do constante diálogo dos bancos com os órgãos de proteção e defesa do consumidor voltados a prevenir os conflitos de consumo, destaca o diretor de Autorregulação da entidade, Amaury Oliva. “Com a consolidação da autorregulação bancária, vemos a crescente importância de compartilhar com a sociedade o compromisso do setor com um mercado mais equilibrado, ético e saudável”, afirma o executivo.
Seminário
O evento contará com a participação do Presidente do Conselho de Autorregulação da FEBRABAN e Vice-Presidente do Santander, José de Paiva Ferreira; do Diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do Banco Central do Brasil, Isaac Ferreira; do presidente do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), Alexandre Barreto; e da Diretora Executiva de Clientes da Qualicorp e Assessora em Proteção ao Consumidor da Compal/Unctad, Juliana Pereira.
O painel sobre o diálogo com as entidades de defesa terá a presença do secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Arthur Rollo; da diretora do Procon/PR e membro da Associação ProconsBrasil, Cláudia Silvano; e da diretora executiva de Jurídico e Ouvidoria do Itaú-Unibanco, Leila Melo.
As inscrições podem ser realizadas por meio do site da FEBRABAN, neste link.
Sobre o SARB
O Sistema de Autorregulação Bancária é um conjunto de normas criadas pelo próprio setor com o propósito de contribuir para um ambiente que permita aos bancos atuar de forma ainda mais eficaz, clara e transparente, em benefício do segmento, dos consumidores e da sociedade como um todo.
Desde sua criação, o sistema vem crescendo e diversificando as áreas temáticas tratadas em seus normativos, com resoluções e regras formais para o relacionamento com os consumidores. Atualmente, há 18 normativos, todos eles disponíveis na íntegra no portal www.autorregulacaobancaria.com.br.
São signatárias do SARB as seguintes instituições: Banco ABC Brasil, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco Original, Banco Safra, Banco Toyota, Banco Volkswagen, Banco Votorantim, Banpará, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Citibank, China Construction Bank , Itaú Unibanco, Mercantil do Brasil, Santander e Sicredi.
Serviço
Seminário Autorregulação Bancária: Compromisso Público e Prevenção de Conflitos de Consumo
Data: 16/10/2017
Horário: das 9h30 às 12h
Local: Salão Nobre da Fundação Getúlio Vargas – FGV, Rua Itapeva, 432, 4º andar, São Paulo, SP
Mais informações aqui.