INFI-FEBRABAN realiza encontro inédito entre universidades acadêmicas e corporativas

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Especialistas da academia e de entidades de ensino vão discutir uma agenda comum em torno de um desafio contemporâneo: fazer convergir o conhecimento adquirido na educação acadêmica com as competências exigidas pelas organizações empresariais, na formação de profissionais inovadores, como exige o mercado de trabalho.  O debate será promovido pelo INFI– Instituto FEBRABAN de Educação, no “1º Encontro de Universidades – A busca pela sinergia entre a educação acadêmica e a corporativa”, em 17 e 18 de outubro, na FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo).

Especialistas da academia e de entidades de ensino vão discutir uma agenda comum em torno de um desafio contemporâneo: fazer convergir o conhecimento adquirido na educação acadêmica com as competências exigidas pelas organizações empresariais, na formação de profissionais inovadores, como exige o mercado de trabalho.  O debate será promovido pelo INFI – Instituto FEBRABAN de Educação, no “1º Encontro de Universidades – A busca pela sinergia entre a educação acadêmica e a corporativa”, em 17 e 18 de outubro, na FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo).

O evento reunirá especialistas, tanto da área acadêmica quanto do segmento corporativo, como o biólogo chileno Humberto Maturana, conhecido pelos estudos de questões relacionadas com a educação, nos quais é referência para educadores e interessados em epistemologia. Os palestrantes farão uma análise do perfil de alunos formados na academia em relação às reais necessidades do mercado. O debate tratará também do foco adotado em diferentes escolas para os projetos de cidadania, além de discutir as principais tendências tecnológicas e metodológicas dos segmentos acadêmico e corporativo.

“É um encontro inédito no País; uma tentativa de unir esses dois mundos, que são complementares e, ao mesmo tempo, distantes”, afirma Fábio Moraes, diretor de Educação Financeira da FEBRABAN. Segundo o executivo, a educação acadêmica busca adaptar-se às novas tecnologias do aprendizado e às mudanças nos perfis dos novos profissionais. Já a educação corporativa tenta cobrir as lacunas deixadas pela academia e concentrar seus conteúdos em desafios específicos e na complexidade do ambiente empresarial. “Queremos encontrar pontos de sinergia, descobrir quais são as lacunas existentes hoje nesta relação e as demandas não atendidas de ambos os lados”, afirma Moraes. “Temos certeza de que este primeiro encontro irá gerar uma série de eventos.”

O 1º Encontro de Universidades é voltado para profissionais do meio corporativo, com ênfase no público das universidades corporativas, além de estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores das áreas de administração de empresas e pedagogia. O programa completo pode ser visto neste link .

Prêmio

Para incentivar a participação de estudantes e profissionais da área da educação será realizada, no evento, a primeira edição do Prêmio INFI-FEBRABAN - Melhores Artigos em Educação Corporativa e Acadêmica, com premiação de até R$ 12 mil. Os participantes poderão inscrever trabalhos em uma das temáticas: metodologia de aprendizagem; contribuições para cidadania; uso de tecnologias como apoio do processo educacional.

O primeiro colocado receberá um prêmio no valor de R$ 5 mil. O segundo ganhará R$ 3 mil e o terceiro colocado receberá R$ 2 mil. Será premiado também o melhor artigo inscrito por aluno da graduação com R$ 2 mil. Os trabalhos poderão ser enviados até o dia 30 de agosto. Mais informações sobre o prêmio estão disponíveis neste link.

Crescimento

De acordo com estimativas da Associação Brasileira de Educação Corporativa (AEC Brasil), atualmente existem mais de 300 organizações brasileiras ou multinacionais, tanto públicas quanto privadas, que já implantaram sistemas de educação corporativa.

Um levantamento realizado com 178 empresas pela consultoria Deloitte, em parceria com o grupo DMRH, revelou que o número de companhias com equipes dedicadas à educação corporativa aumentou 42% em 2016 na comparação com estudo feito em 2014. De acordo com a pesquisa, a quantidade de organizações com universidades corporativas, por sua vez, registrou um crescimento de 14% nesta edição da pesquisa, comparada ao estudo anterior.

No setor bancário, o INFI é a escola de negócios e finanças da FEBRABAN. Mais de 40 mil alunos já passaram em seus cursos e programas educacionais que totalizam mais de 100 títulos de educação corporativa voltados majoritariamente para o setor financeiro.

“Nosso carro-chefe é o programa de formação de líderes, voltado para fornecer ao aluno as competências fundamentais exigidas pelas organizações. É importante ser um bom gestor e ao mesmo tempo entregar os resultados esperados para a empresa”, avalia Moraes.

Os grandes bancos também patrocinam programas de educação corporativa. O Banco do Brasil inaugurou em julho de 2002 a UniBB (Universidade Corporativa Banco do Brasil), que deu continuidade à evolução da educação corporativa na instituição. O objetivo é desenvolver competências profissionais, por meio da sistematização de ações educacionais, que contribuam para a melhoria do desempenho organizacional e para o fortalecimento da imagem do banco. A instituição também conta com cursos abertos em seu portal para a comunidade.

A UniBrad (Universidade Corporativa do Bradesco) é composta por nove escolas e tem o objetivo de desenvolver nos funcionários as competências consideradas essenciais para as estratégias de negócio da instituição. Também oferece conteúdos de aprendizagem para o público em geral.

O Santander Brasil lançou em outubro do ano passado a Academia Santander, uma universidade corporativa que, segundo a instituição, traz uma nova experiência de aprendizagem e representa uma ruptura na forma de aprender em ambientes corporativos, baseada no conceito de coworking - ambientes de trabalho compartilhados que se valem da diversidade de perfis e formações dos profissionais para aumentar a troca e a geração de conhecimento. A Academia tem cinco unidades físicas (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre,) onde foram instalados 15 ambientes de coworking e 33 salas de aula.

A Universidade Caixa originou-se da evolução do programa Crescer com a Caixa, iniciado em 1996. Em 2012, a instituição lançou o Portal da Universidade que traz notícias sobre educação e cursos. O objetivo é promover o desenvolvimento contínuo e a profissionalização dos colaboradores internos, de forma integrada com os objetivos organizacionais.

A Escola Itaú Unibanco de Negócios oferece programas específicos de formação que abrangem temas técnicos e comportamentais. De acordo com o Relatório Integrado 2016 da instituição, no ano passado foram investidos R$ 192 milhões em treinamento com a formação de mais de 4.598 turmas de treinamento presenciais. Segundo o banco, a taxa média de adesão dos treinamentos foi de 92%.

Serviço:

1º Encontro de Universidades – A busca pela sinergia entre a educação acadêmica e corporativa

Datas: 17 e 18 de outubro

Local: FEA - USP | Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - Butantã, São Paulo

Inscrições e informações neste link

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