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21/03/2017

Novas tecnologias elevam eficiência e exigem controle sobre novos tipos de riscos

Papéis assinados que só existem na nuvem, histórico de transações registrado em apps mobile, novas contas bancárias abertas por canais digitais e gerentes trocando informações de trabalho a partir de suas casas, por meio de seus smartphones pessoais.

A disseminação destas novas tecnologias que facilitam a comunicação interna de colaboradores e reduzem dramaticamente o tempo de processos burocráticos tornará os grandes bancos de varejo mais rápidos, eficientes e com menor custo operacional. O lado B da moeda tecnológica é que tantos benefícios não virão sem dor.   

De acordo com Paulo Sérgio Neves, chefe do Departamento de Supervisão Bancária do Banco Central, ao mesmo tempo em que se aceleram disrupções tecnológicas, novos riscos devem ser gerenciados, elevando a complexidade da vigilância da autoridade monetária, e também de cada banco de varejo.

“(Esses riscos) não serão as fraudes, que tendem a diminuir com o uso intensivo de tecnologia, mas novas ameaças, como a perda de contato entre gerente e cliente; a virtualização de documentos que não terão mais registros em arquivos físicos; e análises de crédito que serão feitas a partir de algoritmos, sem o conhecimento direto dos executivos bancários”, afirmou Neves, durante o 4º Seminário FEBRABAN sobre Controles Internos, que aconteceu em São Paulo, nesta terça-feira, 21 de março.

Segundo a autoridade do BC, o uso destas novas tecnologias exige a definição de novas normas e sua constante atualização, já que os recursos digitais são diariamente atualizados. “Se as normas mudarem na mesma velocidade da tecnologia, serão tantas regras novas a cada dia ou semana que o risco de uma instituição não atender a uma ou outra decisão crescerá exponencialmente”, afirma Neves.

Caminho inevitável

Para o diretor da Accenture Carlos Vianna, a história da humanidade mostra que resistir ao avanço da tecnologia é um erro, mas que abraçá-la exigirá inteligência e análise dos bancos em um nível de complexidade nunca visto antes. “Eu usava máquina de escrever quando jovem, o mundo era mais simples. Agora, tudo é mais intrincado, mas não podemos fugir deste desafio, sob pena de perdermos competitividade”, diz Vianna.

Na avaliação de Bruno Fonseca, gerente de segurança corporativa do Bradesco, o nível ideal de risco é aquele em que você controla todos os processos e seu usuário não tem acesso a nada. “O fato é que adotar os avanços digitais nos tornará mais competentes e não podemos tornar as coisas complexas demais para o usuário final, impondo-lhe dezenas de senhas e limitações. Então, o principal desafio na gestão de riscos para os próximos anos será equilibrar segurança e usabilidade, garantindo que o correntista considere simples utilizar os recursos digitais”, afirma Fonseca.

Para o executivo do Bradesco, a solução para a gestão de riscos em um ambiente radicalmente digital envolverá mais treinamento de colaboradores e ações educativas para o usuário final, que também precisará se qualificar sobre itens que, há dez anos, não estavam entre as preocupações de correntistas, como não compartilhar dados pessoais em mídias sociais, configurar senhas complexas nos roteadores de casa e utilizar softwares de segurança em e-mails pessoais e do trabalho.

Com mais educação e treinamento, será possível desfrutar dos benefícios do avanço tecnológico sem as dores de cabeça (e prejuízos) da perda de informação sensível e exposição a riscos regulatórios.

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