Informativo Semanal de Economia Bancária
22/09/2025
Veja os destaques do Informativo Semanal de Economia Bancária (ISEB), da Febraban, com o economista Luiz Castelli.
A Pesquisa Especial de Crédito da Febraban estima que o saldo da carteira de crédito total deve crescer 0,7% em agosto. Com o resultado, o ritmo de expansão anual da carteira deve seguir mostrando alguma desaceleração, recuando de 10,7% para 10,3%. Os dados de agosto devem reforçar a leitura de uma desaceleração mais disseminada do crédito, exceto no segmento direcionado para as empresas.
O Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa Selic inalterada em 15,0% ao ano, conforme esperado pelo mercado. Apesar da recente melhora em alguns indicadores, o comunicado não trouxe grandes novidades, reforçando a postura cautelosa do Banco Central, sugerindo, assim, que as chances de iniciar o ciclo de cortes de juros ainda este ano são baixas.
A última semana também trouxe números de atividade, que mostraram retração da economia em julho. Por outro lado, o mercado de trabalho permanece aquecido, com a taxa de desemprego seguindo em queda.
Nesta semana, destaque para a divulgação da Ata da reunião do Copom e o Relatório de Política Monetária (RPM) na terça-feira (23) e na quinta-feira (25), respectivamente. Os documentos devem detalhar a última decisão do Copom, que, embora amplamente esperada, trouxe um comunicado um pouco mais duro (“hawkish”) do que o esperado pelo mercado. A semana também traz números de inflação (IPCA-15) e do setor externo.
Para saber mais, acesse o ISEB completo aqui.