Informativo Semanal de Economia Bancária
09/09/2025
Veja os destaques do Informativo Semanal de Economia Bancária (ISEB), da Febraban, com o economista Daniel Casula.
O PIB brasileiro subiu 0,4% no 2º trimestre, confirmando os sinais de acomodação da atividade em meio à política monetária contracionista. A desaceleração da economia foi puxada por setores mais sensíveis aos juros, como a indústria, construção e investimentos, enquanto o consumo das famílias e os serviços mostraram maior resiliência. O resultado veio em linha com o esperado e reforça a expectativa de um crescimento do PIB pouco acima de 2,0% em 2025.
Os números de julho da indústria vieram na mesma direção, indicando que o setor segue com baixo dinamismo no 3º trimestre. A produção industrial caiu 0,2% no mês, o quarto mês seguido sem crescimento. A perda de força segue concentrada no segmento de transformação, mais sensível à política monetária.
Nesta semana, as atenções se voltam para o resultado do IPCA de agosto. Como já captado na prévia (IPCA-15), o índice deve mostrar deflação no mês, refletindo o Bônus de Itaipu nas contas de energia elétrica e nova queda nos preços dos alimentos no domicílio. Em 12 meses, o IPCA deve desacelerar, mas seguir acima de 5,00%.
Para saber mais, acesse o ISEB completo aqui.