Informativo Semanal de Economia Bancária
25/08/2025
Veja os destaques do Informativo Semanal de Economia Bancária (ISEB), da Febraban, com o economista João Vítor Siqueira.
O saldo de crédito deve avançar 0,4% em julho, se mantendo com a expansão anual estável (+10,7%), segundo a Pesquisa Especial de Crédito da Febraban. A estabilidade reflete sobretudo a aceleração da carteira PJ, impulsionada pelas alterações do IOF, que influenciaram a tomada de crédito das empresas.
Já os dados de inflação devem reforçar cenário mais benigno, com deflação do IPCA-15 em agosto, com acomodação dos preços dos alimentos no domicílio, queda das passagens aéreas após o período de férias e bônus de Itaipu nas contas de energia. Em 12 meses, o indicador deve seguir desacelerando.
Com relação à atividade, as proxies do PIB confirmaram o esfriamento da economia no 2º trimestre, embora ainda apontem crescimento, a sinalização é de desaceleração em comparação ao primeiro trimestre de 2025.
No ambiente internacional, destaque para os EUA, onde o presidente do Fed (Federal Reserve System), Jerome Powell, deixou a porta aberta para retomada dos cortes de juros no seu discurso no simpósio de Jackson Hole. Assim, as apostas em corte de 0,25 ponto percentual nos Fed Funds em setembro se consolidam.
Para saber mais, acesse o ISEB aqui.