Informativo Semanal de Economia Bancária
28/07/2025
Confira os destaques do Informativo Semanal de Economia Bancária (ISEB), da Febraban, com o economista Daniel Casula.
O Banco Central divulgou nesta segunda-feira (28/07) as informações do mercado de crédito de junho. O saldo total de crédito da carteira cresceu 0,5% no mês, provocando uma desaceleração no ritmo de crescimento anual, que passou de 11,8% para 10,7%. O principal fator por trás desta desaceleração foi o fraco desempenho da carteira de pessoas jurídicas, refletindo os efeitos da elevação do IOF.
Copom deve manter a taxa Selic em 15,0% ao ano, em reunião dos dias 29 e 30 de julho. Após surpreender parte relevante do mercado com alta de 0,25 pp na última reunião, a expectativa agora é unânime de que o Colegiado deve manter a taxa na reunião desta semana, após ciclo de alta acumulada de 4,50 pontos desde setembro de 2024. O Colegiado deve reforçar a mensagem de que a política monetária já está em nível suficientemente contracionista e que precisa de tempo para avaliar os seus efeitos sobre a economia, especialmente sobre a inflação. Atenção para as projeções de inflação, que podem dar pistas sobre os próximos passos da autoridade monetária e possível avaliação sobre o efeito das tarifas comerciais dos EUA na economia brasileira.
Semana também marca início da rodada de divulgação dos balanços dos bancos referentes ao 2º trimestre. Santander e Bradesco divulgam seus números na quarta-feira (30/07).
Para saber mais, acesse o ISEB aqui.