Informativo Semanal de Economia Bancária
21/07/25 - Confira dos destaques
Veja os destaques do Informativo Semanal de Economia Bancária (ISEB), da Febraban, com o economista João Vítor Sirqueira.
As proxies mensais do PIB, em especial o IBC-Br do Banco Central, indicaram uma desaceleração da economia no 2º trimestre, refletindo o impacto da política monetária contracionista, sugerindo um crescimento mais lento no período.
Os principais bancos dos EUA divulgaram resultados do 2º trimestre de 2025 acima do esperado e, em geral, positivos. As Instituições financeiras mantiveram boa rentabilidade, beneficiadas pela volatilidade do mercado, que impulsionou as receitas em negociações no mercado de capitais. No entanto, a incerteza nas perspectivas tem gerado cautela em seus guidances.
As atenções se voltam para o IPCA-15 de julho, que será divulgado na sexta (25/07). O esperado é uma alta mais contida no mês (+0,29%), além da continuidade na descompressão dos preços dos alimentos. Com isso, o indicador em 12 meses deve se manter praticamente estável em 5,26%, ante 5,27%.
O governo deve divulgar o Relatório de Avaliação das Receitas e Despesas do 3º bimestre de 2025. A manutenção parcial do decreto do IOF resultará em uma redução de R$ 9 bilhões na expectativa de arrecadação com o imposto contra o relatório anterior. Contudo, a perspectiva do leilão de áreas do pré-sal em novembro e o bom desempenho da arrecadação devem servir como compensação.
Para saber mais, acesse o ISEB completo aqui.