Informativo Semanal de Economia Bancária
Veja os destaques do informativo de 12 de maio com o economista João Vítor Siqueira
O Copom elevou a taxa Selic em 0,50 pp, para 14,75% aa, dando sinais do fim do ciclo de aperto. O movimento era amplamente esperado pelo mercado, com dúvidas sobre sinalização ou não de nova alta na reunião de junho, que acabou ficando em aberto.
Neste sentido, a ata da reunião do Copom será divulgada nesta terça (13/05), podendo confirmar a percepção do mercado de que o Banco Central do Brasil (BCB) encerrou o ciclo de alta dos juros. No comunicado, a interpretação foi de que salvo o surgimento de novos choques negativos, o Comitê pretende manter a taxa estável.
O informativo também traz uma análise sobre a atualização do estudo da decomposição do spread de crédito, divulgado pelo BC. Em resumo, o estudo seguiu mostrando a inadimplência como o principal componente de custo, respondendo por 33,5% do spread do Indicador de Custo do Crédito (ICC). O estudo também reforçou a tendência de redução da concentração e aumento da competição do mercado bancário, com o mercado de crédito classificado como desconcentrado pelo Banco Central.
Na agenda da semana, destaque para os dados de atividade, onde serão conhecidos os números finais do varejo e de serviços do 1º trimestre do ano, além da divulgação do balanço do Banco do Brasil referente ao 1T25.
Para saber mais, acesse o ISEB completo aqui.