Informativo Semanal de Economia Bancária
Veja os destaques do informativo de 28 de abril com o economista João Vítor Siqueira
A carteira de crédito deve crescer 1,1% em março, mantendo um crescimento robusto no fechamento do 1º trimestre, destaca a Pesquisa Especial de Crédito da Febraban. Apesar do avanço no mês, os dados sugerem relativa desaceleração no ritmo de expansão anual da carteira, que deve passar de 11,8% para 11,1%, podendo sinalizar o início de um movimento de perda de fôlego do crédito, esperado ao longo de 2025.
A prévia da inflação (IPCA-15) subiu 0,43% em abril, puxada pela alta dos alimentos, acelerando para 5,49% em 12 meses. Com a composição do indicador mostrando um cenário ainda desafiador, o Comitê de Política Monetária (Copom) deve seguir sua agenda e realizar nova elevação da Selic em maio.
Na semana também inicia à rodada de divulgação dos resultados dos balanços dos bancos referente ao 1º trimestre de 2025 e traz o Relatório de Estabilidade Financeira do 2º semestre de 2024, que contará com apresentação e entrevista do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e de outros diretores da autarquia.
O documento completo, você confere aqui.