Preparando mulheres para o Futuro do Mercado de Trabalho
Veja mais sobre bolsas gratuitas para mulheres interessadas em se capacitar em tecnologia
A Febraban e as Confederações de Bancários (Contraf CUT e Contec) estão oferecendo bolsas gratuitas para mulheres interessadas em se capacitar em tecnologia.
São 3000 vagas para cursos de iniciação à programação, totalmente on-line, com carga horária de 20h. E mais 100 para cursos de formação de 4 meses, focados em dinâmicas do mercado de tecnologia.
O objetivo é aumentar a participação feminina no setor, que gira em torno de 30%. A preocupação cresce ainda mais com os impactos das novas tecnologias na base da pirâmide social. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), para cada vaga aberta na indústria 4.0, 5 mulheres podem perder o emprego delas, agravando ainda mais a desigualdade de gênero.
Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato dos Bancários e Financeiros de São Paulo, Osasco e Região, conta como a iniciativa surgiu durante mesa de negociação da categoria com os bancos.
Silvana Machado, vice-presidente de Recursos Humanos do Bradesco, destaca a importância estratégica dessa iniciativa para garantir diversidade e inovação nas instituições financeiras. AIana Chan, fundadora e CEO do PrograMaria, e Regina Acher, cofundadora da Laboratória, detalham os cursos oferecidos e como participar. A primeira turma já está em andamento, mas novas vagas estão abertas até maio.
Confira também em sua plataforma de áudio preferida: spotify / Apple Podcast