Os Desafios da Regulação da Inteligência Artificial no Brasil

Acompanhe a discussão, na conversa da jornalista Mona Dorf,

Compartilhe:

A Inteligência Artificial está tão inserida em nosso cotidiano que nem percebemos mais a sua presença. A grande maioria dessas aplicações é de baixo risco, segundo especialistas. O problema está nos usos de risco excessivo, que demandam uma regulação mais robusta, ainda em tramitação no Congresso brasileiro.

No mundo, existem abordagens mais permissivas, que deixam fluir a tecnologia sem prescrições, como a adotada pelos Estados Unidos. Mas tem, também, uma tendência mais precavida, seguida pela União Europeia e Brasil, em que a regulação propõe algumas travas preventivas. O maior desafio é chegar a um equilíbrio, em que as novas medidas restritivas não impeçam o avanço da inovação e do desenvolvimento da IA, tanto aqui, quanto no mundo.

Acompanhe a discussão, na conversa da jornalista Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da Febraban, com os especialistas Alessandra Montini, diretora do Labdata-FIA e consultora em BigData, IA e Metaverso e Rony Vainzof, advogado e professor especializado em Direito Digital, Proteção de Dados e Segurança Cibernética.

Você pode escutar em seu tocador de áudio preferido: Spotify / Apple Podcast

Compartilhe:

Leia também