Informativo Semanal de Economia Bancária
Veja os destaques do ISEB com o economista Luiz Fernando Castelli.
O informativo da semana traz o resultado do IPCA-15 de janeiro, que subiu apenas 0,11%, acumulando alta de 4,5% em 12 meses. A modesta alta no mês foi explicada pela queda dos preços da energia elétrica (Bônus de Itaipu). Por outro lado, os preços dos alimentos e itens de transportes seguiram em alta. Além disso, em fevereiro, quando os preços da energia voltarem ao seu nível normal, o índice deve voltar para a faixa de 5%.
O Banco Central informou hoje cedo que o saldo total de crédito cresceu 10,9% em 2024. O resultado representa o 7º ano seguido de crescimento do crédito, retomando às altas de dois dígitos verificadas entre 2020 e 2022. Em 2024, a expansão foi novamente liderada pelo destinado às famílias, sendo um importante vetor para o crescimento do consumo.
Nesta semana, destaque para a reunião do Copom, que deve voltar a elevar a taxa Selic em 1,0 pp, para 13,25% aa. A decisão reflete a inflação elevada (acima do teto da meta), expectativas desancoradas e o aumento das incertezas econômicas (forte depreciação cambial).
Ainda nesta semana, teremos a decisão de juros nos EUA, onde o Fed deve manter os juros estáveis no intervalo entre 4,25% e 4,5 aa; e, na Europa, em que o BCE deve reduzir a taxa de depósitos para 2,75% aa, a menor desde o início de 2023.
Para saber mais, acesse o ISEB completo aqui.