Informativo Semanal de Economia Bancária
Confira os destaques do ISEB de 2 de dezembro, com o economista João Vítor Siqueira
O informativo da semana traz os dados de crédito do mês de outubro divulgados pelo Banco Central do Brasil, onde o saldo da carteira total subiu 0,7% no mês, puxado pelo crédito destinado às famílias (+1,0%), em função do aumento da renda. Em 12 meses, a expansão da carteira atingiu 10,8% (ante +10,6%). Um dos fatores que tem sustentado o desempenho é o controle da inadimplência, que seguiu estável em 3,2%.
No âmbito do mercado de trabalho, os dados de outubro trouxeram relativa estabilidade no setor formal, mas ainda mostram que o segmento está aquecido. A taxa de desemprego divulgada pelo IBGE registrou nova queda e fechou o trimestre encerrado em outubro em 6,2%, menor nível desde o início da série histórica (2012), enquanto o Caged, que por sua vez representa o setor formal, registrou criação líquida de 133 mil vagas, abaixo do esperado pelo mercado, que era a estimativa de 187 mil vagas. Tanto o crédito como o mercado de trabalho aquecidos, devem ajudar a manter a atividade em alta no país até o final do ano.
Neste sentido, nesta terça-feira (3/12), o IBGE divulga o PIB do 3º trimestre, onde o mercado espera alta de 0,8% ante o período anterior. Dentre os setores, do lado da oferta, a indústria e serviços devem contribuir positivamente, enquanto o setor agro deve recuar dadas às dificuldades enfrentadas em função do clima.
Para saber mais, acesse o ISEB completo aqui.