Informativo Semanal de Economia Bancária
Confira os destaques do ISEB de 25 de novembro, com o economista Luis Fernando Castelli
O informativo da semana traz o resultado da Pesquisa Febraban de Economia Bancária, realizada com bancos associados, que revelou a expectativa de alta de 10,5% na carteira de crédito total em 2024. O resultado consolida a perspectiva de um avanço na faixa de dois dígitos do crédito no ano, impulsionado pela queda dos juros (no 1º semestre), índices de inadimplência mais contidos e aumento da renda das famílias.
O Informativo Semanal de Economia Bancária também traz breve análise das principais conclusões trazidas pelo Banco Central do Brasil no Relatório de Estabilidade Financeira (REF) referente ao 1º semestre de 2024, que abordou que não há risco relevante para a estabilidade financeira, dado que o Sistema Financeiro Nacional permanece com índices de capitalização e liquidez confortáveis e provisões adequadas ao nível de perdas esperadas.
Na agenda da semana, serão conhecidos números de inflação, emprego, contas públicas e crédito. No caso do crédito, a estimativa é de alta de 0,8% em outubro, segundo a Pesquisa Especial de Crédito da Febraban. O resultado do mês deve ser impulsionado pelo crédito direcionado às empresas, em função do lançamento do Programa Acredita, voltado para micro e pequenas empresas. Os números oficiais serão divulgados pelo Banco Central na quinta-feira (28).
Para saber mais, acesse o informativo completo aqui.