Combate à Lavagem de Dinheiro - EP 01

Descubra os desafios do sistema financeiro brasileiro

Compartilhe:

O crime organizado está trocando as grandes operações de explosões a agências e caixas-eletrônicos, para investir em golpes e fraudes virtuais. Mais lucrativa e menos perigosa para os bandidos, essa nova modalidade criminosa é conhecida como “Cangaço Virtual”. Para combater essas organizações, com ramificações internacionais, é preciso unir esforços de todas as Unidades de Inteligência Financeira (UFI) ao redor do mundo. O Grupo Egmont reúne as UIFs de 177 países, inclusive do Brasil, contribuindo para a troca de experiências, conhecimento e tecnologia entre elas.

Por aqui, quem identifica os crimes e orienta os órgãos investigativos é o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), a partir das comunicações de operações suspeitas, enviadas pelas instituições financeiras, como os bancos, ou por autoridades envolvidas nas investigações, como a Polícia Federal. A lavagem de dinheiro está por trás, praticamente, de todos os crimes.

Neste podcast, especialistas, que participaram do 14º Congresso de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo, promovido pela Febraban, destacam os desafios que o sistema brasileiro de prevenção à lavagem de dinheiro enfrenta para evitar a ação dos cibercriminosos, criar provas para levá-los à prisão, além de localizar e recuperar os recursos desviados.

Participam do podcast:  Jérôme Beaumont, Secretário Executivo do Grupo de Egmont; Ricardo Liáo, Presidente do Coaf; Isaac Sidney, Presidente da Febraban; Roberto Trocon, Superintendente Executivo de Segurança Corporativa do Banco Santander Brasil; Fábio Ramazzini Bechara, Promotor de Justiça do GAECO do Ministério Público do Estado de São Paulo. A apresentação é de Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da Febraban.

Os episódios do Febraban News também estão disponíveis em outras plataformas de áudio: Apple Podcast

 

Compartilhe:

Leia também