A ferramenta aglutina dispensa o uso de dinheiro em papel ou cartões físicos. Conheça os riscos e benefícios.

Compartilhe:

/ 4 tempo mínimo de leitura

Um estudo feito pela consultoria PYMNTS em parceria com o Google revelou que 84% dos brasileiros usaram carteiras digitais nos últimos 12 meses. Desse total, 27% escolheram esse meio de pagamento na hora de fazer compras online e quase metade da população o utilizou para pagar contas.

Esses números mostram como as carteiras digitais estão transformando a maneira como compramos, pagamos e gerenciamos nosso dinheiro. Elas são mais uma ferramenta criada no ciclo de transição do dinheiro físico para o dinheiro em papel, que vem sendo observado no Brasil nas últimas décadas.

Mas você sabe o que é uma carteira digital e como começar a usar? Continue a leitura e entenda.

O que é e como funciona uma carteira digital?

A carteira digital, também chamada de e-wallet ou digital wallet, é um aplicativo que permite armazenar e realizar transações financeiras usando o celular, sem a necessidade de usar dinheiro em papel e cartões físicos. Aplicativos como o Google Pay ou Apple Pay facilitam o acesso e permitem o vínculo e a aglutinação de diferentes contas e cartões de crédito em um único local.

As carteiras funcionam em parceria com bancos e instituições financeiras e, além de facilitar o pagamento de contas, compras online, transferências e investimentos, permitem guardar ingressos, passagens e comprovantes de vacinação, dentre outros, usando recursos de segurança, como criptografia e autenticação biométrica. 

Importante saber que carteira digital e banco digital são coisas diferentes. O banco digital oferece basicamente os mesmos serviços dos bancos convencionais, como conta corrente, empréstimos, transferências e investimentos. Já a carteira digital é um aplicativo ou plataforma que pode compilar seus cartões e dinheiro, interagindo com várias contas bancárias.

Como usar uma carteira digital

Para começar, é só baixar o aplicativo da digital wallet que você escolher no smartphone ou dispositivo conectado à internet, criar uma conta, adicionar dinheiro e informações de pagamento, como cartão de crédito, e concluir as verificações de segurança.

Para fazer pagamentos em lojas físicas, basta aproximar o celular da maquininha de cartão ou escanear o QR Code. Em lojas virtuais, a carteira elimina a necessidade de cadastrar o cartão em cada site.

Principais carteiras digitais no mercado

Diversas empresas investem em carteiras digitais, oferecendo soluções financeiras práticas e seguras para milhões de usuários e contribuindo para o avanço da inclusão financeira no Brasil. As mais conhecidas são o Google Pay (Android) e  Apple Pay (iOS),  totalmente integradas ao sistema operacional, facilitando pagamentos e aumentando a segurança das transações.

Além dessas, há várias outras carteiras digitais no mercado, como PayPal, PagBank, Recarga Pay, Mercado Pago, 99Pay, Samsung Pay e outras. Cada uma tem suas particularidades para atender às diferentes necessidades de seus clientes. Faça uma pesquisa na internet para conhecer o funcionamento antes de escolher a sua.

Benefícios da carteira digital

Conheça as principais vantagens de ter  uma carteira digital como  aliada na organização das suas finanças:

Tudo em um só  lugar

A carteira digital centraliza  meios de pagamento, como cartões e contas bancárias, em um único aplicativo, facilitando o controle financeiro

Agilidade nos pagamentos

Pague rapidamente suas compras em lojas físicas ou online, com alguns cliques, por aproximação ou via QR Code.

Mais segurança nas transações

Todos os dados armazenados são criptografados e cada transação exige uma autenticação adicional, reduzindo o risco de fraudes. A carteira digital também elimina o uso do cartão físico, impedindo a clonagem.

Monitoramento em tempo real

A carteira digital registra todas as transações em tempo real, facilitando o controle do orçamento. Assim, você pode ver rapidamente quanto e onde o dinheiro foi gasto, tudo em um só lugar. 

Cuidados ao usar carteiras digitais

As carteiras digitais tornam  as transações mais fáceis, mas devem ser usadas com cuidado. Para garantir a segurança, especialmente se outras pessoas têm  acesso ao dispositivo, proteja a carteira digital com senhas fortes e biometria ou reconhecimento facial.

Confira se sua carteira digital permite o controle financeiro e defina um limite de gastos no orçamento. Ative as notificações para monitorar as transações em tempo real e identificar pagamentos não autorizados. Também é importante usar a carteira de forma consciente para manter os gastos dentro do orçamento e ter  uma relação mais saudável com o dinheiro.

Por fim, se houver crianças usando o dispositivo, verifique se o app permite criar um perfil com restrições.

Compartilhe: