Criada em 1967 para apoiar os bancos na interlocução com o setor público em um momento de profunda mudança na economia, a FEBRABAN coordenou esforços do setor bancário em episódios decisivos da história do Brasil. Neste livro, ao comemorar essa participação, contamos detalhes pouco conhecidos sobre o que fez dos bancos um fator de estabilidade contra as crises no país e como isso mudou a vida dos brasileiros.
Uma moeda no chão, um renomado banqueiro, um pai e uma criança que aprende, em um incidente casual, uma lição para a vida; um engenheiro que, ao lado de uma árvore centenária na Amazônia, conecta-se por meio de um banco às demandas da vida contemporânea; uma utopia onde a poesia sopra sobre o mundo prosaico das operações financeiras.
A atuação da FEBRABAN e do setor bancário brasileiro na História do país envolveu coragem, segurança, criatividade, muita tecnologia e, sobretudo, o elemento humano. Para traduzir esse aspecto, a FEBRABAN, ao comemorar seus 50 anos, deixou de lado, por um momento, o relato objetivo de sua história e convidou um grande nome da literatura, Ignácio de Loyola Brandão.
ISBN 978-1-937001-0-0
Capa Dura 144 páginas
Versão Impressa Português
Versoes ePub Português, Inglês, Espanhol
Edição Primeira Edição
Editora DBA Dórea Books and Arts
Há dez anos, a FEBRABAN também editava um livro comemorativo, pelo aniversário de quatro décadas de atuação. Aproveitamos para relembrar o texto, do escritor Ivan Ângelo, e sugerir a leitura desse relato minucioso que fez parte da lista de livros finalistas do Prêmio Jabuti de Melhor Reportagem daquele ano.