Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
29/04/2022

AVISO DE PAUTA 03/05, 13h30: FEBRABAN e IFC discutem Geração Distribuída

Seminário abordará os vários modelos de negócios existentes, os principais segmentos de mercado atendidos, os desafios e o futuro deste mercado no país

 

A última edição da série de workshops sobre finanças sustentáveis promovidos pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com a International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, acontece na próxima terça-feira, 03 de maio, às 13h30, e pretende discutir as oportunidades do mercado de Geração Distribuída no Brasil.

O evento trará uma mesa redonda com bancos que já operam com financiamento solar sob a legislação brasileira e os especialistas convidados irão comentar sobre os diferentes modelos de negócios existentes, os principais segmentos de mercado atendidos, os desafios e o futuro deste mercado no país.

Participam do seminário:

  • Annelise Vendramini, professora de cursos de pós-graduação e do mestrado profissional em Gestão para Competitividade pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), São Paulo;
  • Camila Ramos, especialista em energia renovável, diretora da Clean Energy Latin America (CELA) e vice-presidente de Financiamento da Absolar;
  • Roni Macron, gestor de Financiamentos do Sicredi, instituição financeira cooperativa;
  • Luiz Serrano, sócio-diretor da RZK Energia, empresa especializada em fornecer soluções de Geração, Comercialização e Eficiência Energética.

A apresentação será em português e aberta a todos os interessados, com acesso gratuito e transmissão ao vivo pela plataforma Noomis e pelo canal oficial da FEBRABAN no YouTube.

 

Outros seminários

A série de workshops promovidos pela FEBRABAN e a IFC ao longo de 2021 e 2022 faz parte de parceria firmada entre as duas entidades em fevereiro do ano passado para a promoção das finanças sustentáveis no Brasil. Os encontros visam contribuir para o alinhamento do setor bancário aos compromissos assumidos pelo país no Acordo de Paris.

Os workshops foram definidos com os bancos associados à FEBRABAN e contaram com a colaboração da IFC Green Banking Academy (IFC-GBAC) – fórum de capacitação focado nas necessidades de conhecimento das instituições financeiras; com palestrantes da IFC e convidados.

O primeiro evento da série, “Introdução à Certificação EDGE: Construções Verdes para as Instituições Financeiras”, aconteceu em 16 de dezembro de 2021 e abordou assuntos como investimentos e financiamento de construções sustentáveis e certificação EDGE.

O segundo, sobre “Agricultura inteligente para o clima”, aconteceu em 12 de janeiro deste ano e discutiu os critérios de elegibilidade para investimento em agricultura sustentável, a análise de riscos climáticos, o financiamento inteligente para o clima com foco no crédito rural, as metodologias para a estruturação de relatórios e os exemplos de investimentos da IFC além da agricultura.

Em 20 de janeiro aconteceu o terceiro evento da série, “Geração distribuída: tecnologia, mercado e modelos de negócio”. No evento foram apresentados conceitos sobre a tecnologia, os modelos de negócio, a segmentação e os impulsionadores do mercado de Geração Distribuída.

O penúltimo evento da série, ocorrido em 23 de março de 2022, abordou os Aspectos ESG na gestão de riscos” e reuniu especialistas para um debate sobre como os bancos podem integrar a abordagem ESG (pautas ambiental, social e de governança) em seus processos de gerenciamento de risco e de condução dos negócios, além de trazer informações sobre cada componente da sigla: de explicações sobre como a matriz de risco socioambiental impacta a forma de se fazer negócios, à apresentação das melhores  práticas de governança relacionadas a temas como composição de Conselho, transparência e governança climática.

As gravações dos webinars estão disponíveis no canal da FEBRABAN no Youtube e na plataforma Noomis.

 

Sobre a FEBRABAN

A Febraban - Federação Brasileira de Bancos — é a principal entidade representativa do setor bancário brasileiro. Fundada em 1967, na cidade de São Paulo, é uma associação sem fins lucrativos que tem o compromisso de fortalecer o sistema financeiro e suas relações com a sociedade e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do País. O quadro associativo da entidade conta com 119 instituições financeiras associadas, as quais representam 98% dos ativos totais e 97% do patrimônio líquido das instituições bancárias brasileiras.

 

Sobre a IFC

A IFC — membro do Grupo Banco Mundial — é a maior instituição global de desenvolvimento voltada para o setor privado nos mercados emergentes. Trabalhamos em mais de 100 países, usando nosso capital, conhecimentos técnicos e influência para criar mercados e oportunidades nos países em desenvolvimento. No exercício financeiro de 2021, a IFC alocou o valor recorde de US$ 31,5 bilhões para empresas privadas e instituições financeiras nos países em desenvolvimento, alavancando assim o poder do setor privado para erradicar a pobreza extrema e aumentar a prosperidade compartilhada enquanto as economias reagem aos impactos da pandemia da Covid-19. Para mais informações, visite o site da IFC.


FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
imprensa@febraban.org.br

IFC – International Finance Corporation
Shirley Emerick

semerick@ifc.org

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais