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12/01/2022

Medidas do Setor Bancário diante da nova variante da Covid-19

A FEBRABAN reitera que os bancos brasileiros têm assegurado as condições de um ambiente de trabalho com o máximo de proteção à saúde tanto para os funcionários quanto para os clientes, tendo adotado protocolos rígidos de proteção sanitária. Tal prática, em vigor desde o início da pandemia em 2020, inclui a higienização, distanciamento entre os postos de trabalho, controle do número de pessoas dentro da agência e organização de filas para que não haja contato entre os próprios clientes.

Há, acima de tudo, a preocupação com a manutenção dos serviços essenciais à população, como pagamento de benefícios, operacionalização de folhas de pagamento e atendimento em casos de extrema necessidade.

A FEBRABAN ressalta que os bancos mantêm o rigor nas medidas sanitárias não sendo verdadeira a afirmação de que houve relaxamento nos protocolos adotados. Além disso, continuamos dialogando com os sindicatos sobre todas as etapas de evolução da pandemia.

Como em toda a sociedade brasileira e demais setores, à FEBRABAN tem sido reportada a elevação, no setor bancário, do número de casos de contaminações pela nova variante da Covid-19.

Nos casos de contaminação confirmada, as agências passam por um novo processo de higienização desde o início da pandemia, em 2020. Tais procedimentos permanecem vigentes, sem qualquer alteração. Esses fechamentos variam diariamente e podem ocorrer por algumas horas ou até um dia, de acordo com o tamanho da agência.

Também não há qualquer prejuízo na prestação de serviços financeiros e bancários à população.

A atividade bancária faz parte do grupo dos serviços considerados essenciais, assim como saúde, segurança, alimentação e farmácia. Por isso não pode ser interrompida totalmente. É compromisso das instituições financeiras preservar a segurança de funcionários e clientes no exercício do atendimento bancário, especialmente quando se trata de segmentos mais vulneráveis da população, como os idosos, gestantes e portadores de deficiência. 

A FEBRABAN e os bancos reforçam a importância do uso dos canais digitais em detrimento das agências físicas. Por meio do internet banking e dos aplicativos dos bancos é possível ter acesso a diversos produtos e serviços (fazer transferência, tirar extrato, pagar contas, obter empréstimo, negociar dívidas, contratar seguros, etc.).

Esses canais são pensados para oferecer uma experiência simples e fácil, além de trazer comodidade, uma vez que por meio deles é possível realizar quase que a totalidade dos serviços oferecidos nas agências físicas.

Em 2020, 67% das transações bancárias foram realizadas por meio do celular ou internet, demonstrando o elevado grau de digitalização dos usuários bancários. As agências bancárias são responsáveis por 3% das transações e os eventuais fechamentos para sanitização não estão comprometendo o atendimento bancário.

 

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