Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
01/07/2021

CIAB FEBRABAN 2021 registra 150 mil visitas em plataforma criada para o evento

Digital e gratuito, congresso de tecnologia contou com 113 palestrantes em 28 painéis; já o número de usuários inscritos na plataforma noomis chegou a 53 mil em 4 dias de encontro, incremento de 30% em relação a 2020

A 31ª edição do CIAB FEBRABAN, maior congresso de tecnologia do setor financeiro na América Latina, foi encerrada na última sexta-feira, com 150 mil visitas na plataforma criada, pela primeira vez, exclusivamente para o evento deste ano, realizado de 22 a 25 de junho. No período de quatro dias, foram cerca de 290 mil visualizações de página.

O encontro aconteceu em formato digital e gratuito, pelo segundo ano consecutivo, em função das medidas de distanciamento social em meio à pandemia da Covid-19.

Já a plataforma noomis, da FEBRABAN, registrou novo recorde de público neste ano, com 53.206 usuários. O resultado representa crescimento de 30% em relação a 2020, quando 40.725 participaram de três dias de evento. Em 2019, ano em que o CIAB teve edição presencial, 25 mil pessoas estiveram no encontro no Transamerica Expo Center (SP).

Neste ano, o congresso contou com a participação de 113 palestrantes, entre representantes do setor financeiro, especialistas de diferentes segmentos (sustentabilidade, futurismo, tecnologia, entre outros) e moderadores, em 28 painéis, divididos em 8 trilhas temáticas relacionadas à inovação e à tecnologia.

Da experiência do cliente à inteligência artificial; de ASG e finanças sustentáveis ao open banking; do sistema de pagamentos instantâneo Pix ao futuro dos meios de pagamentos; da internet das coisas, negócios inteligentes à chegada do 5G; da LGPD à cibersegurança e à privacidade dos dados, os visitantes tiveram acesso a diferentes visões e ao que acontece no setor no Brasil e no mundo.

Nesta edição, 26 empresas patrocinadoras exibiram suas novidades tecnológicas em seus estantes virtuais, que tiveram 55 mil visitas no CIAB. No total foram 45 empresas parceiras do evento.

O conteúdo dos painéis ficará no ar, por um período de 30 dias, na plataforma de transmissão do CIAB. Na noomis, as palestras que tiverem a divulgação autorizada pelos participantes vão permanecer por tempo indeterminado.

Entre os executivos do setor bancário que marcaram presença no evento estão: Isaac Sidney, presidente da FEBRABAN; Milton Maluhy Filho, presidente do Itaú Unibanco; Octavio de Lazari Junior, diretor-presidente do Bradesco; Sérgio Rial, presidente do Santander Brasil; Fausto de Andrade Ribeiro, presidente do Banco do Brasil; Pedro Duarte Guimarães, presidente da Caixa; e Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual.

Os presidentes de seis dos maiores bancos do país fizeram um balanço sobre os compromissos sociais e as ações voltadas para a agenda ASG , que ganhou relevância durante a crise causada pela pandemia.

"Os bancos sempre estiveram na vanguarda. Somos capazes de implementar as tecnologias necessárias para apoiar a retomada conectada, sustentada e resiliente", disse Isaac Sidney, presidente da FEBRABAN, ao destacar o tema do evento neste ano.

Três especialistas internacionais também participaram do CIAB neste ano. O escritor e empreendedor Scott Galloway, professor de Marketing da Stern School of Business da Universidade de Nova York, falou sobre o mundo pré e pós-pandemia, o impacto no setor financeiro e as tendências de novos comportamentos no cotidiano das pessoas.

O economista Mark Carney, Vice Chair da Brookfield Asset Management e head de ESG e Investimentos de Impacto, debateu o papel das instituições financeiras em aconselhar e guiar as corporações na transição para uma economia de baixo carbono.

Don Tapscott, cofundador e chairman do Blockchain Research Institute e CEO do Tapscott Group, mostrou como as rotinas das empresas serão transformadas com a tecnologia blockchain no setor financeiro.

A Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2021 (ano-base 2020) , divulgada no evento, revelou que, pela primeira vez, as transações realizadas no mobile banking representaram mais da metade (51%) do total das operações feitas no país.

O estudo mostrou ainda que, mesmo em um cenário de pandemia, os bancos aumentaram os gastos com tecnologia bancária, totalizando R﹩ 25,7 bilhões no ano passado, aumento de 8% em relação a 2018. Outro destaque é que 10% do orçamento de TI é voltado para a cibersegurança, com o objetivo de garantir transações com total segurança para os brasileiros em seu dia a dia.

No encerramento do evento, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, destacou os desafios, para os órgãos reguladores em todo mundo, de acompanhar as inovações do setor financeiro com agilidade e adequação contínua das regras.

Nesta edição do evento, também foram sorteados cinco smartphones em um concurso que estimulou os inscritos a visitar os estandes virtuais e participar da conferência. Saiba aqui quem são os premiados.

Confira o conteúdo do evento no link: https://noomis.febraban.org.br/tag/ciab-2021

 

FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
imprensa@febraban.org.br

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais