Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
02/03/2020

Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb)

O PIB (Produto Interno Bruto) de 2019 deverá registrar crescimento de 1,1%, um pouco abaixo da alta registrada em 2017 e 2018, ambas de 1,3%. Os resultados serão divulgados na quarta-feira (04) pelo IBGE, juntamente com o resultado da atividade econômica do 4º trimestre, com projeção de alta de 0,5% em relação aos três meses anteriores. O assunto é um dos destaques do Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb), divulgado hoje (2) pela FEBRABAN.

No último trimestre do ano passado, o consumo das famílias deverá seguir como o principal vetor de expansão da atividade econômica, beneficiado no período pela liberação dos recursos do FGTS. Já o investimento deverá ser o destaque negativo, juntamente com as exportações, prejudicadas pelo cenário externo. De acordo com estimativas do mercado, o resultado do PIB anual deve mostrar que o consumo e a recuperação do mercado imobiliário foram os responsáveis pelo crescimento, enquanto os gastos do governo e as exportações deverão dar contribuição negativa ao índice.

Na agenda política, o mercado seguirá atento ao andamento da agenda de reformas, em meio aos recentes atritos entre o Executivo e o Legislativo. Na terça (03) existe a possibilidade de votação do projeto de autonomia do Banco Central (PLP19/2019) pelo plenário do Senado. O projeto, que propõe autonomia técnica, operacional e administrativa do Bacen, foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados.

No cenário externo, em meio ao agravamento do surto do coronavírus, as atenções do mercado estarão voltadas para a divulgação de dados de atividade econômica de fevereiro, especialmente dos EUA e da China, que devem mostrar impacto relevante da doença. Na noite de sexta-feira e de domingo foram divulgados dois índices da indústria chinesa do mês de fevereiro, o PMI (índice de gerentes de compras) e o índice Caixin, que registraram os níveis mais baixos da série histórica de ambos os indicadores. O PMI caiu de 50,0 para 35,7 pontos, enquanto o Caixin recuou de 51,1 para 40,3 pontos.

A íntegra do Informativo Semanal de Economia Bancária está disponível neste link.

 

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais