Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
23/12/2019

Mais de 820 mil pessoas participam da 1ª Semana Nacional de Negociação e Orientação Financeira

Os acordos fechados ao longo dos cinco dias do evento correspondem a R$ 4,5 bilhões em dívidas, que tiveram cerca de 65% de desconto, em média

 

Mais de dez estádios do Maracanã lotados. Esse é o espaço que seria necessário para acomodar as mais de 820 mil pessoas que procuraram os bancos entre os dias 2 e 6 de dezembro para negociar suas dívidas na 1ª Semana Nacional de Negociação e Orientação Financeira, e receberam orientação de educação financeira, para evitar o superendividamento.

O mega mutirão foi a primeira iniciativa de um acordo de cooperação técnica assinado entre a FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos e o Banco Central (BC) para desenvolver ações coordenadas de educação financeira.  

O foco em educação financeira foi um diferencial da iniciativa: um vídeo e um folder com dicas para gerir o orçamento doméstico foram produzidos especialmente para a Semana. Mais de 560 mil pessoas tiveram acesso ao vídeo, nas agências bancárias das instituições que participam da campanha. Além disso, o video foi veiculado na internet, no site paporetocomfebraban.com.br, onde foi visto  mais de173 milhões de vezes.

Nove bancos participaram no mutirão: Banco BV (ex-Votorantim), Banco do Brasil, Banco Pan, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú Unibanco, Safra e Santander.

Durante a iniciativa, 329 agências bancárias de todo o Brasil funcionaram até às 20h oferecendo orientação financeira a clientes e a possibilidade de negociar dívidas em atraso. A negociação também poderia ser feita nas demais agências do país, no horário normal de funcionamento, nos canais digitais dos bancos e pela plataforma consumidor.gov.br.

“A ação foi um sucesso. O volume de pessoas que foram até os bancos interessadas em negociar suas dívidas foi 59% maior do que a média para o período”, diz Fabio Moraes, diretor de Educação Profissional e Financeira da FEBRABAN.

O volume total negociado foi de R$ 4,5 bilhões, montante, em média, 62% maior do que o registrado em uma semana padrão. Uma das explicações para o sucesso da ação foram as condições oferecidas pelos bancos: desconto médio de 65% e prazo longo para pagamento da dívida, 58 parcelas.  

Os resultados alcançados foram considerados tão positivos que algumas instituições como Banco BV, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander estenderam a realização do mutirão até o final de dezembro. Nesta segunda fase, toda a rede bancária das instituições foi envolvida, praticamente em todos os canais e no horário normal de atendimento – com exceção do Banco BV, que participa da ação somente pelos canais digitais.

As condições são as mesmas daquelas oferecidas durante a Semana de Negociação e Orientação Financeira. Os clientes podem se informar pelos canais oficiais das instituições financeiras e nas agências bancárias.


FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos

Diretoria de Comunicação

11 3244-9831/9942

Twitter: @febraban

imprensa@febraban.org.br

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais