Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
15/07/2019

Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb)

O Banco Central divulgou hoje (15) que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), subiu 0,54% em maio, depois de quatro quedas consecutivas. O resultado positivo do mês foi influenciado pela alta do varejo ampliado, que cresceu 0,2%. Por outro lado, os serviços ficaram estáveis, enquanto a indústria mostrou retração no mês (-0,3%). O assunto é um dos destaques do Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb), divulgado hoje pela FEBRABAN.

Apesar do resultado positivo de maio, a expectativa para o segundo trimestre ainda é negativa, de queda de 0,49%, sugerindo a possibilidade de a economia brasileira se retrair pelo segundo trimestre seguido.

Na agenda econômica da semana, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgará na quinta-feira (18) o dado de confiança de empresários do mês de julho, primeiro indicador que será divulgado após a aprovação em 1º turno do texto da reforma da Previdência na Câmara. De acordo com o Iseb, a expectativa é que o indicador mostre melhora expressiva.

O Caged poderá divulgar o resultado de geração de vagas formais de emprego do mês de junho. O consenso do mercado projeta geração líquida de apenas 22,2 mil vagas, projeção bastante modesta, refletindo a falta de dinamismo que caracterizou a atividade econômica do país neste primeiro semestre.

Na agenda política, o mercado financeiro aguarda a votação do segundo turno da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, agendada para 6 de agosto, após o recesso parlamentar. Também há a expectativa do encaminhamento de outros assuntos relevantes no Congresso, que estavam paralisados em função da prioridade da reforma previdenciária, como a proposta de reforma tributária e o programa de concessões e privatizações.

Na agenda internacional, o Iseb também destaca que a agência oficial de estatística do governo chinês divulgou na noite de ontem (14) uma série de indicadores econômicos, entre eles, o resultado do PIB do segundo trimestre do ano, que mostrou alta de 6,2% ante o mesmo período do ano anterior. O resultado ficou em linha com a expectativa do mercado (+6,2%). O crescimento é o menor desde 1992, e confirma a tendência de desaceleração do crescimento do gigante asiático.

A íntegra do Informativo Semanal de Economia Bancária pode ser acessada neste link

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais