Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
11/03/2019

FEBRABAN e Procons realizam mutirões para negociação de dívidas

Em 15 de março, nas comemorações do Dia Mundial do Consumidor, marcas e lojas reforçam ações com foco nos clientes. Aproveitando a data, para contribuir com o reequilíbrio financeiro dos consumidores, a FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos, em parceria com Procons de diversas regiões do país, irá realizar mutirões para negociação de dívidas, já a partir desta segunda-feira (11).

“Cerca de 80% das pessoas que participam dos mutirões chegam a um acordo com os bancos”, informa Amaury Oliva, diretor de Autorregulação da FEBRABAN, ao falar da eficácia dos mutirões de negociação de dívida para eliminar pendências financeiras com os bancos. 

Os estados da Paraíba e Maranhão e as cidades mineiras de Uberlândia, Ubá, São Sebastião do Paraíso e Carmo do Rio Claro são algumas das localidades que já confirmaram a participação nos mutirões.

Sempre vale lembrar que o consumidor não precisa esperar pela realização de um mutirão caso necessite negociar suas dívidas. Os principais bancos mantêm canais disponíveis para prestar esse serviço e reservam, em seus sites, áreas específicas para este tipo de atendimento. (links no final do texto)

Além das ferramentas desenvolvidas pelas instituições financeiras, os clientes podem encaminhar suas propostas de negociação aos bancos por meio do site consumidor.gov.br. A plataforma, criada pelo governo federal, é um canal direto de comunicação entre os consumidores e mais de 80 instituições financeiras de todo o Brasil, para solução alternativa de conflitos de consumo. Ela está disponível na Internet e, também, por meio de aplicativos para celular.

Negociação online
A negociação online para quitar dívidas de clientes e empresas avança, ainda, em plataformas e aplicativos oferecidos pelos principais bancos do país. Os acordos feitos de forma virtual já representam até 40% do total, em algumas instituições financeiras. Pela estimativa do setor, as negociações online, entre este e o próximo ano, já deverão ultrapassar as presenciais, feitas nas agências – a exemplo do que ocorre com as transações bancárias, com o maior uso do mobile banking no dia a dia do cliente.
 
Os cinco maiores bancos de varejo do Brasil têm, sem eus sites, páginas específicas para negociação de dívidas (links abaixo). Juntos, eles representam aproximadamente 95% do mercado de crédito ao consumidor do Brasil.
 
Banco do Brasil
 
Bradesco
 
Caixa Econômica Federal
 
Itaú Unibanco
 
Santander
 
Diretoria de Comunicação da FEBRABAN 
imprensa@febraban.org.br
3244-9831/9942
www.febraban.org.br
Twitter: @FEBRABAN
Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais