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10/05/2017

FEBRABAN apoia mutirão de negociação de dívidas

Iniciativa lançada na Semana Enef - Estratégia Nacional de Educação Financeira e que irá se prolongar até o final de maio, o mutirão de negociação de dívidas promovido pela Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (SENACON), do Ministério da Justiça, conta a participação da FEBRABAN e dos bancos. Realizado por meio da plataforma www.consumidor.gov.br, o mutirão tem foco em microempreendedores individuais e consumidores pessoas físicas, visando incentivar as pessoas a procurarem o portal para negociar seus débitos diretamente com os credores. A iniciativa conta ainda com a parceria do Banco Central, Sebrae e Serasa.

Para a Federação, as iniciativas em torno de melhorar o ambiente de crédito no País são bem-vindas. “Os bancos são os maiores interessados na manutenção dos seus consumidores e na concessão do crédito responsável e, por isso, toda ação no sentido de ampliar a negociação de dívidas dos clientes e reduzir a inadimplência são importantes e bem-vindas”, explica o diretor de Autorregulação da FEBRABAN, Amaury Oliva.

Mais recentemente, muitas ações têm sido tomadas pelas instituições financeiras no sentido de ampliar os canais de comunicação para a negociação de dívida, incluindo até mesmo plataformas online, mobile e redes sociais – sempre conforme a estratégia de cada instituição.

Sobre a plataforma Consumidor.gov
A plataforma www.consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. Monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, Procons, Defensorias, Ministérios Públicos e também por toda a sociedade, a ferramenta possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada: atualmente, 80% das reclamações registradas no consumidor.gov.br são solucionadas pelas empresas, que respondem as demandas dos consumidores em um prazo médio de sete dias.

Criada em 2013 pela Senacon - Secretaria Nacional do Consumidor, a plataforma opera integralmente pela internet, inserida, portanto, na realidade digital que vem se consolidando na sociedade brasileira e no mundo. E com bons resultados: 80% das reclamações registradas na plataforma são solucionadas pelas empresas em um prazo médio de 7 dias. Os índices elevados de satisfação (nível 3, em uma escala de 1 a 5) dos usuários também atestam sua eficácia.  

“A iniciativa é particularmente importante considerando o volume de demandas resolvidas pela via extrajudicial, que não precisam ser ajuizadas. Quebra-se o paradigma de que acesso à Justiça significa somente acesso ao judiciário”, afirma Amaury Oliva, Diretor de Autorregulação da FEBRABAN.

 

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