Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
08/02/2017

Ferramenta para avaliar potenciais impactos ambientais

No primeiro Café com Sustentabilidade de 2017, que se realizará no dia 10 de março, será lançada oficialmente uma ferramenta analítica que permite aos bancos quantificar e avaliar os potenciais impactos de secas na performance de suas carteiras de crédito para torná-los mais resilientes aos riscos ambientais. Batizada de Stress Test Ambiental, a ferramenta, desenvolvida pela pela Agência de Cooperação Internacional da Alemanha (GIZ) e a Aliança Financeira para o Capital Natural (NCFA), já foi testada, com sucesso, na fase piloto, que envolveu bancos parceiros da GIZ no Brasil, China, México e Estados Unidos.  

A escassez de água foi apontada em 2016 pelo Fórum Econômico Mundial como um dos três riscos globais de maior impacto, e a expectativa é que as secas se tornem cada vez mais frequêntes e intensas devido aos efeitos das mudanças climáticas. Nos últimos anos, secas históricas no sudeste do Brasil e na Califórnia demonstraram as profundas implicações que este tipo de evento pode ter na economia, já que a insegurança hídrica pode reduzir a produtividade de vários setores, com potencial de gerar impactos negativos nas atividades regionais e nacionais.

Para o diretor de Relações Institucionais da FEBRABAN, Mário Sérgio Vasconcelos, a melhoria da disponibilidade e da qualidade de metodologias de precificação e o gerenciamento destes riscos ambientais e climáticos são essenciais para tornar a tomada de decisão mais prudente, os mercados mais eficientes e as economias mais resilientes. 

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais