Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
09/11/2016

CADE aprova criação de empresa gestora de inteligência de crédito

O Tribunal do CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou nesta quarta-feira (09) um Acordo de Controle de Concentração (ACC) para a criação de um novo bureau de crédito por parte de Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander.

Esta nova empresa, que atuará como gestora de inteligência de crédito terá gestão, operação e infraestrutura independente e dedicada. Ela oferecerá seus serviços de maneira isonômica e não discriminatória, em plena conformidade com a legislação de defesa da concorrência, sem qualquer favorecimento aos bancos.

Os responsáveis pela criação da nova empresa, agindo de boa fé e de modo cooperativo, concordaram em adotar medidas que mitigam as preocupações levantadas pelo CADE, incluindo garantias de não discriminação para bureaux concorrentes no acesso a informações de crédito, metas para o crescimento do cadastro positivo e verificações por auditoria externa. Os termos acordados no ACC não alteram a natureza e a finalidade da operação, uma vez que é de interesse dos bancos e positivo para o consumidor melhorar o acesso e a qualidade das informações.

A FEBRABAN e os bancos entendem que a criação deste bureau trará um novo ator a um mercado atualmente bastante concentrado que ganhará maior competitividade e inovação, contribuindo assim, no médio prazo, para a melhoria do acesso ao crédito e a redução da inadimplência e do superendividamento. Trata-se de uma iniciativa importante em benefício dos consumidores e da economia como um todo.

A aprovação do CADE reflete que os objetivos benéficos da operação foram entendidos.

A expectativa é que o novo bureau estará plenamente constituído em 2017 e implementado em parceria técnica com a LexisNexis® Risk Solutions, empresa reconhecida globalmente pelas soluções de análise e gerenciamento de dados. O fornecimento de serviços ao mercado não será imediato, mas a nova empresa envidará os melhores esforços para fazer isso no menor espaço de tempo possível.


FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
11 3244-9831/9942
Twitter: @febraban
imprensa@febraban.org.br

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais