Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
05/10/2016

Orientações da FEBRABAN ajudam a evitar dívidas no Dia das Crianças

Verificar se o valor do presente cabe no orçamento e planejar uma comemoração de baixo custo são as principais dicas para celebrar a data sem impacto nas finanças


O atual momento de incertezas econômicas tem levado muitas famílias a rever o planejamento dos gastos domésticos – medida necessária para se evitar o descontrole orçamentário e indispensável a quem já se encontra endividado. O Dia das Crianças, comemorado em outubro, não pode representar um risco para o bolso. Por isso, os adultos precisam atuar com responsabilidade para que essa data seja comemorada com bom senso.

Se o diagnóstico das finanças pessoais apontar que, neste ano, não será possível arcar com um presente, o Dia das Crianças pode ser uma excelente oportunidade para os pais conversarem com seus filhos sobre o assunto, promovendo a educação financeira entre os pequenos.

O diretor de Educação Financeira da FEBRABAN, Fábio Moraes, explica que o processo de aprendizado sobre o uso do dinheiro precisa iniciar o quanto antes. “Quando as crianças pedem algum presente de valor elevado, seria oportuno estimulá-los a poupar o valor da mesada para adquirir o objeto desejado”, afirma. Um cofrinho pode ajudar neste processo de poupança. “É aos poucos que as crianças começarão a entender o valor do dinheiro. Os pais e mães são grandes motivadores, pois servem de espelho para os seus filhos”, pondera o executivo.

Alternativas de baixo custo, como atividades ao ar livre, um piquenique no parque, visitas a centros culturais e museus ou simplesmente dedicar o dia para viver um pouco do universo da criança, participando das atividades que eles mais gostam de fazer, também são excelentes opções para se comemorar a data.


Dicas para a compra do presente
Mesmo que o orçamento “permita” comprar presente neste ano, pesquisar preços continua sendo um passo imprescindível para fazer a melhor escolha. Além das variações de marcas e modelos, os valores podem variar bastante de uma loja para outra. “Também é essencial fazer as contas domésticas para verificar o valor máximo que poderá ser gasto com aquele presente, se ele vai caber no orçamento do mês ou não. Para isso, é bom ter alguma ferramenta de controle das receitas e despesas da família”, orienta Moraes.

O executivo afirma que não há grandes problemas em comprar o presente usando o cartão de crédito. Neste caso, é interessante ter certeza de que a fatura está dentro do previsto e que o valor poderá ser pago integralmente no dia do vencimento evitando, assim, encargos por atraso ou por pagamento mínimo.

“A maioria dos aplicativos das operadoras de cartão de crédito e sites dos bancos permite um acompanhamento diário das compras feitas no cartão, além do valor previsto para a próxima fatura. Essas ferramentas auxiliam o consumidor a não perder o controle dos gastos”. Fábio Moraes acrescenta ainda que o pagamento do valor mínimo da fatura só deve ser feito em casos emergenciais. O diretor da FEBRABAN acrescenta mais uma lista de dicas para a data:

• Se o dinheiro estiver muito curto, faça o brinquedo junto com a criança. Pode ter certeza que ela irá curtir muito mais por você estar junto;

• Converse com seu filho e sugira um depósito na poupança em vez de um presente físico. Ele irá curtir ter dinheiro guardado;

• Gaste parte do dinheiro do presente do seu filho com um presente para uma criança carente e vá junto com ele entregar o presente. Será inesquecível para ele;

• Opte pelos brinquedos educativos.


Controle na ponta dos dedos
Neste ano, o INFI (Instituto FEBRABAN de Educação) lançou a nova versão de seu aplicativo de finanças pessoais Jimbo. Disponível para as plataformas iOS, Android e Windows Phone, o Jimbo agora é 100% mobile e foi desenvolvido com interface amigável e intuitiva para facilitar os lançamentos diários das rendas e despesas do usuário. Possui lembretes para pagamento de contas, dicas e gráficos que mostram a evolução mês a mês. O aplicativo permite ainda customizar as categorias das receitas e gastos, para que se adeque à realidade do usuário e combine perfeitamente com o estilo de organização financeira de cada um. Além do controle mês a mês, o Jimbo tem uma sessão para cadastrar os sonhos financeiros do usuário, que a cada movimentação apresenta o quão próximo se está de alcança-lo. No Simulador de Sonhos é possível calcular quanto é necessário poupar por mês, e por quanto tempo, para se atingir o objetivo.

O Jimbo é gratuito e pode ser baixado a partir da loja de aplicativos do sistema operacional do smartphone. Mais informações sobre o Jimbo podem ser obtidas pelo site www.meubolsoemdia.com.br


Sobre o Portal Meu Bolso em Dia
Lançado em março de 2010, o portal Meu Bolso em Dia oferece informações didáticas sobre finanças pessoais para que as pessoas possam tomar decisões conscientes, quando relacionadas ao uso do dinheiro, do crédito e de bens financiados. Com mais de 15 milhões de acessos, o site oferece ferramentas como o simulador de sonhos, tabelas para controlar os gastos de acordo com o público (estudantes, donas de casa, famílias e aposentados), enquetes, muitas dicas sobre finanças pessoais, além de um canal com conteúdo exclusivo para microempreendedores.


Diretoria de Comunicação da FEBRABAN
imprensa@febraban.org.br
3244-9831/9942
www.febraban.org.br
Twitter: @FEBRABAN
Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais