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9º Congresso Internacional de Gestão de Riscos

01 e 02 de outubro de 2019 - Centro Fecomercio de Eventos SP

9º Congresso Internacional de Gestão de Riscos

Objetivo: Debater perspectivas e estratégias para a gestão de riscos em Instituições Financeiras. 

Público: Participantes de instituições financeiras, seguradoras, previdências, consultorias, órgãos de regulação local e internacional. Executivos das áreas de auditoria interna, compliance, gestão de riscos, controles internos, treinamento e desenvolvimento.

08h00

Credenciamento

Foyer 1º andar

09h00

Abertura e Painel 1: Agenda Regulatória: Avanços realizados e expectativas

Auditório 1

Murilo Portugal (Palestrante) Presidente Executivo, FEBRABANIniciou sua carreira em 1973 ao ingressar no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Foi assessor na Casa Civil, de 1981 a 1985, e chefe da Assessoria Econômica da Secretaria Geral da Presidência da República entre 1990 e 1992. No cargo, coordenou o programa federal de desregulamentação. De 1992 a 1996, foi secretário do Tesouro Nacional. Em 1996, assumiu o posto de diretor executivo do Banco Mundial. Em 1998 tornou-se Diretor Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI). Em 2005 retornou ao Brasil para ocupar a secretaria executiva do Ministério da Fazenda onde ficou até março de 2006. Em dezembro de 2006, se tornou vice-diretor geral do FMI. Em março de 2011 deixou o posto no FMI para se tornar o 14º presidente da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos. Desde 2012 também é presidente da Associação de Educação Financeira do Brasil – AEF Brasil. Murilo Portugal Filho é bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense, tem diploma em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Cambridge e é mestre em Economia pela Universidade de Manchester, Inglaterra.
Otávio Damaso (Palestrante) Diretor de Regulação, Banco Central do BrasilOtávio Damaso é Diretor de Regulação do Banco Central do Brasil. Já ocupou os cargos de Chefe de Gabinete do Presidente do Banco Central e de Secretário-Adjunto de Política Econômica no Ministério da Fazenda. Presidiu os Conselhos de Administração da Caixa Econômica Federal, do IRB Brasil RE e do Banco do Estado do Ceará. Formado em Economia na Universidade de Brasília, é funcionário de carreira do Banco Central desde 1998.

10h00

Coffee Break

Foyer 1º andar

10h30

Painel 2: Conclusão das Reformas de Basileia III: Perspectiva de implementação no Brasil e Principais Desafios

Auditório 1

Ricardo Moura (Palestrante) Chefe do Departamento de Regulação Prudencial e Cambial do Banco Central do BrasilRicardo Moura é chefe do Departamento de Regulação Prudencial e Cambial do Banco Central do Brasil. Foi membro da secretaria do Financial Stability Board no BIS em Basileia e antes disso, secretário-executivo do Comitê de Estabilidade Financeira do Banco Central. Exerceu várias funções nas área da dívida externa e da administração das reservas internacionais no Banco Central e no Tesouro Nacional. No setor privado trabalhou na área de originação de dívida nos Bancos BNP Paribas e ABN Amro.

11h30

Painel 3: Projeto Instrumentos Financeiros - IFRS9

Auditório 1

12h45

Almoço

Restaurante - Térreo

14h00

Painel 4: Incorporating Risk-Based Analytics and Decision Making into the Forecast

Auditório 1

JL Drew (Palestrante) Diretor, Quantitative Risk Management, Inc.JL Drew, CPA é Diretor da Quantitative Risk Management (QRM) com mais de 15 anos de experiência. Atualmente, é consultor líder em testes de estresse e compromissos CECL / IFRS 9. Antes de ingressar na QRM, trabalhou como consultor sênior de gerenciamento de risco no Federal Reserve Bank de Chicago, onde fazia parte da equipe dedicada do CCAR. JL iniciou sua carreira na Deloitte e obteve seu MBA na Kellogg School of Management da Northwestern.

Painel 5: Gestão de Riscos de Terceiros

Auditório 2

15h00

Painel 6: IFRS9 – Desafios da Integração na Gestão

Auditório 1

Painel 7: Apetite a Riscos: definição e acompanhamento pelo Conselho de Administração

Auditório 2

16h00

Coffee Break

Foyer 1º andar

16h30

Painel 8: Ativos Problemáticos: Conceituação normativa e expectativa da indústria

Auditório 1

Valter Borges de Araujo Neto (Palestrante) Chefe de Subunidade do Departamento de Gestão Estratégica, Integração e Suporte da Fiscalização do Banco Central do BrasilMestre em Economia pela UnB. Atua há 16 anos na supervisão prudencial do BACEN. “Short Term Expert” do FMI para Supervisão Baseada em Risco e para Risco de Crédito, tendo atuado na América do Sul, Ásia e Europa.

18h00

Coquetel de Confraternização

Foyer 1º andar

09h00

Painel 9: Indicador Padronizado das Operações de Crédito (IPOC) – Implementação e Expectativas da Supervisão

Auditório 1

10h00

Coffee Break

Foyer 1º andar

10h30

Painel 10: The Changing Landscape of Model Validation

Auditório 1

Painel 11: Sandbox Regulatorio

Auditório 2

Antonio Marcos Fonte Guimarães (Palestrante) Chefe de Subunidade do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do Banco Central do BrasilAntonio Marcos Fonte Guimarães é Engenheiro Mecânico; Advogado, Mestre Em Economia pela Universidade de Brasilia; Mestrando Em Direito pelo Uniceub; pós-graduado em Métodos Quantitativos pela Universidade de Brasília e pós-graduado em Auditoria Contábil pela Universidade de Brasília. Trabalhou por 14 anos na supervisão do Banco Central do Brasil e atua há 7 anos no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro, especialmente em temas relacionados a inovações financeiras.

11h30

Painel 12: Risco de Taxa de Juros da Carteira Banking (IRRBB): Visão da Supervisão - modelo padronizado

Auditório 1

Painel 13: Risco de Modelo

Auditório 2

Renato Fiorini (Palestrante) Head de Risco para a America Latina, SASRenato Fiorini, Head de Risco do SAS para America Latina, é um executivo com 17 anos de experiencia em gestão de riscos, tendo atuado diretamente ou provendo consultoria em varios dos maiores bancos da America Latina. Esta à frente do SAS Risk Business Consulting Latam desde 2015. Possui mestrado em economia pela FGV.

12h30

Almoço

Restaurante - Térreo

14h00

Painel 14: FRTB, it is not only about regulation

Auditório 1

Orlando Sampaio (Palestrante) Global Product Manager, AxiomSLOrlando posssui amplo conhecimento em bancos e finanças, com mais de 25 anos de experiência. Ocupou cargos em gerenciamento de risco e finanças para bancos, fundos de pensão e empresas de geração de energia. É especialista em requisitos regulatórios, mapeamento de riscos, gerenciamento de capital, desenvolvimento e validação de modelos. Orlando possui Mestrado em Gestão Internacional, MBA e graduação em Engenharia Mecânica. Atualmente, é chefe de produto da América Latina na AxiomSL.
Affonso Taciro (Moderador) Superintendente Executivo de Risco de Mercado e Liquidez, Banco Bradesco

Painel 15: Risco de Contágio – Escopo e Implementação para os segmentos S1 ao S4: Expectativa da Supervisão

Auditório 2

André Moura Cintra Goulart (Palestrante) Coordenador da Equipe de Análise Econômico-Financeira, Estratégia e Risco de Contágio na Supervisão Bancária do Banco Central do BrasilDoutor e mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP, e administrador de empresas, também pela FEA-USP. Atuação profissional, desde 1998, no Banco Central do Brasil, na área de Supervisão Bancária, onde exerce atualmente a função de Coordenador da Equipe de Análise Econômico-Financeira, Estratégia e Risco de Contágio na Gerência de Equipes Especializadas do Departamento de Gestão Estratégica, Integração e Suporte da Fiscalização do Banco Central.
Marcelo Golovaty (Moderador) Superintendente de Gestão de Riscos, Banco Santander

15h00

Coffee Break

Foyer 1º andar

15h30

Painel 16: Gerenciando Risco na jornada da transformação digital

Auditório 1

Raphael Melo (Palestrante) Fundador e COO, idwallRaphael Melo, fundador e COO da idwall, empresa que propõe soluções integradas que utilizam técnicas de machine learning e processamento de imagens para verificar documentos e informações pessoais a partir de consultas em bases públicas e privadas. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Unicamp, atuou na área de arquitetura de solução no Banco Original. Em 2018, foi selecionado pela Forbes Brasil como um dos jovens mais inovadores do mundo na lista Forbes 30 under 30.

17h30

Encerramento

Auditório 1

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

A inscrição contempla: material do congresso, almoço e coffee breaks durante a realização do evento.

Não inclui estacionamento.

Para segurança dos participantes e do evento será exigida a apresentação de um documento com foto na retirada da credencial. A credencial é pessoal e intransferível.

É de responsabilidade do participante o cuidado com seus objetos pessoais, tais como aparelhos eletrônicos, bolsas e pastas, por isso a recomendação é não deixar os pertences fora do seu campo de visão. Como não promove a guarda de bens, a organização do evento não se responsabiliza pela perda ou furto de objetos pessoais dos participantes.

A cada 10 inscrições da mesma categoria a 11ª é gratuita, válidas somente para compras em lote com 10 ou mais inscrições.

Este congresso pontuará 12,5 pontos para o EPC de acordo com a NBCPG 12(R1).

 

OPÇÕES DE PAGAMENTO

Boleto Bancário e Cartões de Crédito Nacionais e Internacionais

Pessoa Física (PF) ou Pessoa Jurídica (PJ)

A Nota Fiscal será rmitida após o recebimento do pagamento.

IMPOSTOS: Por determinação da lei 12.741/2012, informamos o percentual dos tributos incidentes: 12,6% (ISS Municipal 5% - COFINS Federal 7,6%)

 

REEMBOLSO E CANCELAMENTO

Os pedidos de cancelamento de inscrições devem ser solicitados por e-mail, para eventos@febraban.org.br até 5 dias úteis antes da realização do evento.

Os reembolsos serão efetuados, deduzidas as despesas bancárias e administrativas equivalente a 15% do valor pago. Após o prazo estipulado acima não serão aceitos pedidos de reembolso ou cancelamentos.

 

SUBSTITUIÇÃO DE PARTICIPANTE

Os pedidos de substituição de participante devem ser solicitados por e-mail, para eventos@febraban.org.br até 2 dias úteis antes da realização do evento.

Na realização do evento as substituições somente serão aceitas de forma completa e após a organização receber um e-mail do responsável ou superior imediato com a autorização.

A organização cobrará uma taxa de R$ 250,00 pela reemissão de crachá, em caso de perda. O respectivo pagamento deverá ser efetuado no ato da solicitação.

 

HOTÉIS PRÓXIMOS AO EVENTO:

 

TRANSAMÉRICA PRIME INTERNATIONAL PLAZA (2,5 km)

Endereço: Alameda Santos, 981, Cerqueira César,  São Paulo – SP, CEP 01419-001

Telefone: (11) 3262-6000

E-mail: rsiplaza@transamerica.com.br

Site: https://www.transamerica.com.br/nossos-hoteis/transamerica-prime-international-plaza

 

Tarifas:

SGL: R$310,00 + 5% de ISS

DBL R$350,00 + 5% de ISS

 

Acrescer 5% de ISS sobre as diárias (obrigatório) e R$ 4,45 de taxa de turismo (opcional) por apartamento, por dia.

Check-in a partir das 14h (catorze horas) 

Check-out até às 12h (meio-dia).

Inclui Internet wi-fi e café da manhã servido no restaurante;

Estacionamento não incluso na diária. Valor especial de R$ 20,00 ao dia;

Valores em sistema de adesão, sujeitos à disponibilidade na data da reserva.

 

 

HOTEL MAKSOUD PLAZA (1,5 km)

Endereço: R. São Carlos do Pinhal, 424 - Bela Vista, São Paulo - SP, CEP: 01333-000

Telefone: 0800.13.44.11 (Toll Free) ou +55 11 3145-8000

E-mail: maksoud@maksoud.com.br

Site: http://www.maksoud.com.br/

Código: FEBRABAN 9º GESTAO DE RISCO

 

Tarifas:

Executivo: R$438,04 (SGL) E R$525,44 (DBL)

Premium: R$465,04 (SGL) E R$552,44 (DBL)

King Corner: R$514,04 (SGL) e R$601,44 (DBL)

Suite Paulistana: R$589,04 (SGL) e R$676,44 (DBL)

Brasiliana: R$654,04 (SGL) e R$741,44 (DBL)

 

As tarifas devem ser acrescidas de 5,26% ISS.

Check in: a partir das 15h00

Check out: até às 12h00

As diárias incluem Wi-Fi e café da manhã servido no restaurante 150 Maksoud.

Estacionamento: R$ 45,00/diária por veículo

Valores em sistema de adesão, sujeitos à disponibilidade na data da reserva.

 

 

INTERCITY THE UNIVERSE PAULISTA (1,4 km)

Endereço: Rua Pamplona, 83 – Bela Vista, São Paulo – SP, CEP: 01405-000

Telefone: 0300 210 7700 (custo local) ou +55 11 3298-6601

E-mail: reservas@universeflat.com.br

Site: www.intercityhoteis.com.br

Código: 9º G. Risc

 

Tarifas:

Apartamento Luxo Single: R$ 300,00 +5% de ISS ao dia

Apartamento Luxo Duplo: R$ 330,00 +5% de ISS ao dia

Check-in: a partir das 14h00;

Check-out: até às 12h00 (meio-dia);

Café da manhã incluso nas diárias;

Internet sem fio nas áreas sociais e apartamentos;

Estacionamento: R$20,00 por diária.

Valores em sistema de adesão, sujeitos à disponibilidade na data da reserva.

 

 

 

DÚVIDAS E INFORMAÇÕES

Diretoria de Eventos FEBRABAN

eventos@febraban.org.br

(11) 3244-9860

LOCAL DO EVENTO

Centro Fecomercio de Eventos SP

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01313-020

Inscrições

Informações complementares sobre a inscrição abaixo:

Para participação em 2 (dois) dias do evento - completa:

Preços

Associados FEBRABAN

Público Geral

R$ 2.585,00

R$ 3.235,00

           

Para participação em 1 (um) dia do evento:

Preços

Associados FEBRABAN

Público Geral

R$ 1.295,00

R$ 1.620,00


A cada 10 inscrições da mesma categoria a 11ª é gratuita, válidas somente para compras em lote com 10 ou mais inscrições.

No valor da inscrição está incluso: material do evento, coffee breaks e almoços durante a realização do evento.

OPÇÕES DE PAGAMENTO
Boleto Bancário (vencimento 10 dias) e Cartões de Crédito Nacionais e Internacionais

REEMBOLSO E CANCELAMENTO
Os pedidos de cancelamento de inscrições devem ser solicitados por e-mail, para eventos@febraban.org.br até 5 dias úteis antes da realização do evento.

Os reembolsos serão efetuados pelo valor líquido, deduzidas todas as despesas bancárias provenientes da transferência bancária.
Após o prazo estipulado acima não serão aceitos pedidos de reembolso ou cancelamentos.

SUBSTITUIÇÃO DE PARTICIPANTE
Os pedidos de substituição de participante devem ser solicitados por e-mail, para eventos@febraban.org.br até 2 dias úteis antes da realização do evento.
Para substituições solicitadas durante a realização do evento a Organização cobrará uma taxa de R$ 250,00 pela reemissão do crachá. O respectivo pagamento deverá ser efetuado no ato da solicitação.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

A inscrição contempla: material do congresso, almoço e coffee breaks durante a realização do evento.

Não inclui estacionamento.

Para segurança dos participantes e do evento será exigida a apresentação de um documento com foto na retirada da credencial. A credencial é pessoal e intransferível.

É de responsabilidade do participante o cuidado com seus objetos pessoais, tais como aparelhos eletrônicos, bolsas e pastas, por isso a recomendação é não deixar os pertences fora do seu campo de visão. Como não promove a guarda de bens, a organização do evento não se responsabiliza pela perda ou furto de objetos pessoais dos participantes.

A cada 10 inscrições da mesma categoria a 11ª é gratuita, válidas somente para compras em lote com 10 ou mais inscrições.

 

OPÇÕES DE PAGAMENTO

Boleto Bancário e Cartões de Crédito Nacionais e Internacionais

Pessoa Física (PF) ou Pessoa Jurídica (PJ)

A Nota Fiscal será rmitida após o recebimento do pagamento.

IMPOSTOS: Por determinação da lei 12.741/2012, informamos o percentual dos tributos incidentes: 12,6% (ISS Municipal 5% - COFINS Federal 7,6%)

 

REEMBOLSO E CANCELAMENTO

Os pedidos de cancelamento de inscrições devem ser solicitados por e-mail, para eventos@febraban.org.br até 5 dias úteis antes da realização do evento.

Os reembolsos serão efetuados, deduzidas as despesas bancárias e administrativas equivalente a 15% do valor pago. Após o prazo estipulado acima não serão aceitos pedidos de reembolso ou cancelamentos.

 

SUBSTITUIÇÃO DE PARTICIPANTE

Os pedidos de substituição de participante devem ser solicitados por e-mail, para eventos@febraban.org.br até 2 dias úteis antes da realização do evento.

Na realização do evento as substituições somente serão aceitas de forma completa e após a organização receber um e-mail do responsável ou superior imediato com a autorização.

A organização cobrará uma taxa de R$ 250,00 pela reemissão de crachá, em caso de perda. O respectivo pagamento deverá ser efetuado no ato da solicitação.

 

DÚVIDAS E INFORMAÇÕES

Diretoria de Eventos FEBRABAN

eventos@febraban.org.br

(11) 3244-9860

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