Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Eventos

9º Congresso de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo

03 e 04 de setembro de 2019 - Centro Fecomercio de Eventos SP

9º Congresso de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo

Objetivo: Debater as melhores práticas, novidades, tendências e novas tecnologias para prevenção a lavagem de dinheiro e combate ao financiamento ao terrorismo.
 
Público: Participantes de instituições financeiras, seguradoras, previdências e securitizadoras. Executivos das áreas de Prevenção a Lavagem de Dinheiro.

08h00

Credenciamento

Foyer - 1º andar

09h00

Abertura

Teatro - 2º andar

Murilo Portugal (Palestrante) Presidente Executivo - FEBRABAN Iniciou sua carreira em 1973 ao ingressar no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Foi assessor na Casa Civil, de 1981 a 1985, e chefe da Assessoria Econômica da Secretaria Geral da Presidência da República entre 1990 e 1992. No cargo, coordenou o programa federal de desregulamentação. De 1992 a 1996, foi secretário do Tesouro Nacional. Em 1996, assumiu o posto de diretor executivo do Banco Mundial. Em 1998 tornou-se Diretor Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI). Em 2005 retornou ao Brasil para ocupar a secretaria executiva do Ministério da Fazenda onde ficou até março de 2006. Em dezembro de 2006, se tornou vice-diretor geral do FMI. Em março de 2011 deixou o posto no FMI para se tornar o 14º presidente da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos. Desde 2012 também é presidente da Associação de Educação Financeira do Brasil – AEF Brasil. Murilo Portugal Filho é bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense, tem diploma em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Cambridge e é mestre em Economia pela Universidade de Manchester, Inglaterra.

09h15

Palestra de abertura

Teatro - 2º andar

Sergio Moro (Palestrante) Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública – Governo Federal do BrasilEx-magistrado, escritor, professor universitário e atual Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil. Foi juiz federal da 13.ª Vara Criminal Federal de Curitiba e professor de direito processual penal na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em combate a crimes financeiros, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

10h00

Coffee Break

Foyer - 1º andar

10h30

A Unidade de Inteligência Financeira

Teatro - 2º andar

Ana Amélia Olczewski (Palestrante) Diretora de Inteligência Financeira da Unidade de Inteligência Financeira – Banco Central do BrasilAuditora Fiscal da Receita Federal do Brasil desde 1995. Atuou por 18 anos na Coordenação de Pesquisa e Investigação da Receita Federal, tendo ocupado a chefia de Investigação no RS e a Coordenação Operacional Nacional. Possui formação em Inteligência na Escola de Inteligência do Exército e na ABIN e Inteligência Financeira e Lavagem de Dinheiro na Academia Internacional de Combate à Fraude Fiscal da OCDE. É Instrutora em treinamentos de técnicas investigativas na RFB, palestrante no tema Lavagem de Dinheiro para OEA e UNODC.
José Gomes Fernandes (Moderador) Diretor de Segurança Corporativa - Banco Bradesco

11h15

A nova norma de PLD do Banco Central

Teatro - 2º andar

Adalberto Felinto da Cruz Júnior (Palestrante) Secretário-Executivo - Banco Central do Brasil Desempenha, atualmente, a função de Secretário-Executivo do Banco Central do Brasil, onde ingressou há 19 anos e atuou anteriormente, por sete anos, como Chefe do Departamento de Planejamento, Orçamento e Gestão da Instituição, à frente das suas áreas de gestão e planejamento estratégicos, orçamento e cultura organizacional. Como Secretário-Executivo, tem articulado a implementação da agenda de prioridades estratégicas da Autoridade Monetária, assessorando e representando os seus dirigentes, sobretudo em assuntos que envolvem interlocução institucional de caráter transversal. É doutor em ciência da informação e mestre em administração pela Universidade de Brasília.
Adriano Cabral Volpini (Moderador) Diretor de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco e Diretor Adjunto da Comissão de PLDFT da FEBRABAN

12h30

Almoço

Foyer - 1º andar

14h00

Novos desafios para o mercado de capitais

Teatro - 2º andar

Alexandre Pinheiro dos Santos (Palestrante) Superintendente Geral da Comissão de Valores Mobiliários – CVM Procurador Federal. Ex-Procurador-Chefe da Comissão de Valores Mobiliários - CVM e Ex-Advogado da Bolsa do Rio. Graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1993), com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas na Fundação Getulio Vargas. Professor de Direito Empresarial e do Mercado de Capitais, com aulas ou orientações ministradas em diversas instituições acadêmicas. Autor de livros e artigos (incluindo escritos no exterior). Co-Chair do Comitê de implementação da Convenção de Genebra sobre valores mobiliários intermediados (Geneva Securities Convention). Membro do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro - ENCCLA. Primeiro Coordenador do Termo de Cooperação da CVM com o Ministério Público Federal - MPF.
Marcos José Rodrigues Torres (Palestrante) Diretor de Autorregulação da BSM Supervisão de Mercados
Adilson Lobato (Moderador) Gerente Executivo da Diretoria de Segurança Institucional - Banco do Brasil Foi Gerente de agências e auditor do Banco do Brasil. Possui sete anos de experiência no processo de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro. Graduado em Administração de Empresas com especialização em Auditoria e em Finanças

15h15

Sanções e prevenção ao financiamento do terrorismo

Teatro - 2º andar

Saul Munoz (Palestrante) Gerente Regional e Especialista em Compliance de Crimes FinanceirosIngressou na SWIFT em 2016 como Gerente Sênior responsável por iniciativas de Compliance e gerenciamento de relacionamentos na América Latina e no Caribe, com sede em Miami. Tem mais de 12 anos de experiência em Compliance e Gerenciamento de Riscos, especializado em Sanções Econômicas e PLD, com foco em correspondentes bancários na América Latina. . Saul é contador público certificado e, durante sua carreira, trabalhou na área de risco para instituições financeiras como Barclays (vice-presidente de sanções), Citigroup (vice-presidente de gestão de riscos) e ABN AMRO (analista sênior).
Ramon Sanchez Diez (Moderador) Diretor de Compliance - Banco Santander

16h15

Coffee Break

Foyer - 1º andar

16h45

Inovações digitais e seus impactos para as áreas de PLDFT

Teatro - 2º andar

Renato Opice Blum (Palestrante) Advogado especializado em direito digital e proteção de dados Mestre pela Florida Christian University; Advogado; Economista; Professor coordenador dos cursos de Proteção de Dados e Direito Digital do INSPER e do curso “Direito 4.0” da FAAP; Juiz do Inclusive Innovation Challenge do MIT (Massachusetts Institute of Technology); Presidente da Associação Brasileira de Proteção de Dados (ABPDados); Diretor da Technology Law Association. @renatoopicelum
Alceu Del Petri Filho (Moderador) Gerente de PLD do Bradesco e Coordenador da Subcomissão de PLDFT da FEBRABAN

17h45

Happy Hour

Foyer - 1º andar

09h00

A experiência internacional de combate à corrupção - Operação Mãos Limpas, na Itália

Teatro - 2º andar

Francesco Fallica (Palestrante) Adido da Guardia di Finanza – Embaixada da ItáliaEm 1984 juntou-se ao corpo da Guardia di Finanza e desde 2017 é especialista da Guardia di Finanza na embaixada da Itália no Brasil.
Marcio Anselmo (Palestrante) Delegado de Polícia Federal no Brasil
José Eduardo Moreira Bergo (Moderador) Diretor de Segurança Institucional do Banco do Brasil e Diretor da Comissão de PLDFT da FEBRABAN Bacharel em ciências Econômicas pela AEUDF - Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal. Tem MBA em Auditoria pela Fipecafi/USP, de Gestão de Avançada de Negócios, pela UFMT, IAG Master Finanças Corporativas pela PUC do RJ, Master en Negocio Bancario Y Agente Financiero del Universidad de Alcalá – Alcalá de Henares – Espanha, Curso Superior de Inteligência Estratégica na Escola Superior de Guerra, Medalha da Ordem do Mérito Militar – Grau Cavaleiro.

10h15

Coffee Break

Foyer - 1º andar

10h45

Expectativas da avaliação do Gafi

Teatro - 2º andar

Bernardo Antonio Machado Mota (Palestrante) Coordenador-Geral de Articulação Institucional - UIF/BCBAtuou como Chefe da Divisão de Organismos Internacionais da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério de Ciência e Tecnologia, onde era responsável pelo assessoramento à cooperação multilateral. Trabalhou como Assessor para Assuntos Internacionais da Presidência do COAF, onde também estava responsável pela cooperação do Conselho, tanto bilateral quanto multilateral, além de assessorar o Presidente ou representa-lo em foros e reuniões internacionais, bem como em delegações brasileiras no país ou no exterior. Participou também como especialista em inúmeras avaliações de países no âmbito dos grupos internacionais sobre o tema, além de ter trabalhado na coordenação nacional da avaliação do Brasil junto a esses grupos. Após tornar-se Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, retornou ao COAF em 2002, onde permanece até o presente momento como Coordenador-Geral de Articulação Institucional, sendo responsável pelos assuntos internacionais do órgão. Dentre as funções exercidas, tem atuado, juntamente com o Presidente do COAF, em diversos foros internacionais sobre o tema, tendo participado e chefiado inúmeras delegações brasileiras e também atuado como especialista em diversas avaliações internacionais.
Gonçalo Miranda (Debatedor) Coordenador da Área de Supervisão Preventiva do Branqueamento de Capitais e do Financiamento do Terrorismo - Banco de PortugalExerce funções no Banco de Portugal desde 2011, com enfoque exclusivo, desde 2012, em matérias relacionadas com a prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo. Membro da Delegação Portuguesa ao GAFI e do Comité Executivo da Comissão de Coordenação das Políticas de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo. Tem experiência na realização e coordenação de ações de supervisão, no acompanhamento de processos de discussão e produção normativa, bem como na participação em diversos fóruns europeus e internacionais da especialidade. Participou em diversas ações de formação, conferências e seminários (inclusive como formador ou palestrante) no domínio da prevenção branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo. Admitido à Ordem dos Advogados de Portugal.
Andreia Vargas (Debatedor) Chefe do Departamento de Supervisão de Conduta / Decon - Banco Central do BrasilÉ Chefe do Departamento de Supervisão de Conduta desde a sua criação, em dezembro de 2012. Foi Chefe de Gabinete do Diretor de Fiscalização e Gerente-Executiva de Fiscalização. Graduada em Engenharia Civil, com pós-graduação em Direito Econômico pela Fundação Getúlio Vargas.
Marcus Vinícius de Carvalho (Debatedor) Responsável pelo Núcleo de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo da Comissão de Valores Mobiliários – CVMGraduado em Ciências Contábeis e Direito, com MBA em Finanças e Especialização em Direito Societário, tendo iniciado sua carreira como auditor independente. É Inspetor da CVM desde 1995, onde atuou por quase 20 anos na Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários - SMI. Desde 2015 é o responsável direto pelo Núcleo de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo da Superintendência Geral da CVM. Também representa a Autarquia na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e a Lavagem de Dinheiro - ENCCLA, assim como na delegação brasileira no GAFI/FATF.
Airton Cesar Areias (Moderador) Head de Prevenção a Crimes Financeiro - Deutsche Bank Possui 36 anos de experiência no mercado financeiro brasileiro, tendo trabalhado em instituições financeiras locais públicas e privadas e bancos internacionais (Caixa Econômica Federal, Banespa, Santander, Itaú e Bank of America). Atuou nas áreas de Operação de agências, Câmbio, Auditoria Interna e nos últimos 11 anos na área de Prevenção de Crimes Financeiros. Atuou também como palestrante em seminários de combate à lavagem de dinheiro no Brasil e na América do Sul. É membro da subcomissão de PLD da Febraban e da comissão de certificação do IPLD (Instituto dos profissionais de PLD). É graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e pós-graduado em finanças pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). É certificado pela ACAMS desde 2008.

12h15

Almoço

Foyer - 1º andar

13h45

Inteligência Artificial e Machine Learning para a detecção de indícios de lavagem de dinheiro

Teatro - 2º andar

Dustin Palmer (Palestrante) Managing Director, Head of Financial Crimes Solution Center – Promontory Financial Group, IBMLidera o centro de solução de crimes financeiros da Promontory, que ajuda instituições financeiras com tudo relacionado à lavagem de dinheiro (“AML”), sanções, fraude, antissuborno e corrupção (“ABC”) e outras áreas de crimes financeiros. Ajudou clientes em uma variedade de questões de conformidade e aplicação, com ênfase especial em tecnologia, análise, monitoramento de atividades suspeitas, due diligence de clientes, avaliações de riscos, pessoal e estrutura, relatórios e áreas de alto risco, como correspondentes bancários. Foi consultor sênior do Conselho Geral e do Conselho Superior de Fiscalização e Inteligência do Departamento do Tesouro dos EUA. Também foi integralmente envolvido na interpretação e estabelecimento de padrões de privacidade e proteção de dados, inclusive fazendo parte de uma equipe internacional de negociação que lida com o compartilhamento de dados pessoais entre a Europa e os Estados Unidos. Antes de seu mandato no Tesouro, ele trabalhou como advogado do Departamento de Segurança Interna dos EUA no Escritório de Assessoria Jurídica, trabalhando em estreita colaboração com a Imigração e Alfândega dos EUA e com a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA em suas investigações de AML e contrabando.
Antonio Carlos Pina (Palestrante) Diretor Executivo de Tecnologia e Gestora de Inteligência - QUOD Inteligência de Dados Juntou-se à Quod em 2017 para liderar o desenvolvimento da plataforma tecnológica da Companhia.Tem em seu currículo posições de liderança em startups de tecnologia como Mandic Cloud Solutions e ALOG Datacenters (atual Equinix Brasil).
Matias Granata (Moderador) Diretor de Riscos - Banco Itaú Unibanco

15h00

Coffee Break

Foyer - 1º andar

15h30

Desafios e novas perspectivas para a Unidade de Inteligência Financeira

Teatro - 2º andar

Ricardo Liáo (Palestrante) Presidente da Unidade de Inteligência Financeira
Isaac Sidney (Moderador) Vice-Presidente Executivo - FEBRABAN FORMADO EM DIREITO, TEM ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL. É MESTRANDO EM DIREITO CONSTITUCIONAL. TRABALHOU POR 18 ANOS NO BANCO CENTRAL, ONDE EXERCEU QUATRO CARGOS DE DIREÇÃO NOS ÚLTIMOS 10 ANOS: SECRETÁRIO EXECUTIVO, PROCURADOR-GERAL, CHEFE DE GABINETE DA PRESIDÊNCIA E DIRETOR DE RELACIONAMENTO INSTITUCIONAL E CIDADANIA.

16h00

Ética e conduta íntegra em um mundo em transformações

Teatro - 2º andar

Octavio de Lazari Junior (Palestrante) Diretor-Presidente - Banco Bradesco Iniciou a carreira no Banco Bradesco S.A. em setembro de 1978. Foi eleito Diretor Executivo Adjunto em janeiro de 2012, Diretor Executivo Gerente em fevereiro de 2015 e Diretor Vice-Presidente Executivo em maio de 2017. Em março de 2018, foi eleito Diretor-Presidente, cargo que ocupa atualmente.
Isaac Sidney (Moderador) Vice-Presidente Executivo - FEBRABAN FORMADO EM DIREITO, TEM ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL. É MESTRANDO EM DIREITO CONSTITUCIONAL. TRABALHOU POR 18 ANOS NO BANCO CENTRAL, ONDE EXERCEU QUATRO CARGOS DE DIREÇÃO NOS ÚLTIMOS 10 ANOS: SECRETÁRIO EXECUTIVO, PROCURADOR-GERAL, CHEFE DE GABINETE DA PRESIDÊNCIA E DIRETOR DE RELACIONAMENTO INSTITUCIONAL E CIDADANIA.

17h00

Encerramento

Teatro - 2º andar

Hotéis Próximos ao Local do Evento:

As reservas deverão ser efetuadas diretamente com o estabelecimento. 

 

Hotel Maksoud Plaza (1,5 km)

Endereço: R. São Carlos do Pinhal, 424 - Bela Vista, São Paulo - SP, CEP: 01333-000

Telefone: 0800.13.44.11 (Toll Free) ou +55 11 3145-8000

E-mail: maksoud@maksoud.com.br

Site: http://www.maksoud.com.br/

Código: FEBRABAN – 9º PLD

Categoria:  

SGL

DBL

 

EXECUTIVO

R$ 438,04

R$ 525,44

 
 

PREMIUM

R$ 465,04

R$ 552,44

 
 

KING CORNER

R$ 514,04

R$ 601,44

 
 

SUITE PAULISTANA

R$ 589,04

R$ 676,44

 
 

BRASILIANA

R$ 654,04

R$ 741,44

 
 

As tarifas devem ser acrescidas de 5,26% ISS.

Check in: a partir das 15h00

Check out: até às 12h00

As diárias incluem Wi-Fi e café da manhã servido no restaurante 150 Maksoud.

Estacionamento: R$ 45,00/diária por veículo

Valores em sistema de adesão, sujeitos à disponibilidade na data da reserva.

 

TRANSAMÉRICA PRIME INTERNATIONAL PLAZA (2,5 km)

Endereço: Alameda Santos, 981, Cerqueira César,  São Paulo – SP, CEP 01419-001

Telefone: (11) 3262-6000

E-mail: rsiplaza@transamerica.com.br

Site: https://www.transamerica.com.br/nossos-hoteis/transamerica-prime-international-plaza

Código: PLDFEBRABAN

TARIFA ESPECIAL

SGL

DBL

R$

R$

320,00

360,00

+ 5% de ISS

+ 5% de ISS

 

 

 

 

Acrescer 5% de ISS sobre as diárias (obrigatório) e R$ 4,45 de taxa de turismo (opcional) por apartamento, por dia.

Check-in a partir das 14h (catorze horas) 

Check-out até às 12h (meio-dia).

Inclui Internet wi-fi e café da manhã servido no restaurante;

Estacionamento não incluso na diária. Valor especial de R$ 20,00 ao dia;

Valores em sistema de adesão, sujeitos à disponibilidade na data da reserva.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES - INSCRIÇÕES:

A inscrição contempla: material do congresso, almoço e coffee breaks durante a realização do evento. Não inclui estacionamento.

Para segurança dos participantes e do evento será exigida a apresentação de um documento com foto na retirada da credencial. A credencial é pessoal e intransferível.

É de responsabilidade do participante o cuidado com seus objetos pessoais, tais como aparelhos eletrônicos, bolsas e pastas, por isso a recomendação é não deixar os pertences fora do seu campo de visão. Como não promove a guarda de bens, a organização do evento não se responsabiliza pela perda ou furto de objetos pessoais dos participantes.

A cada 10 inscrições da mesma categoria a 11ª é gratuita, válidas somente para compras em lote com 10 ou mais inscrições.

OPÇÕES DE PAGAMENTO

Boleto Bancário e Cartões de Crédito Nacionais e Internacionais

Pessoa Física (PF) ou Pessoa Jurídica (PJ)

A Nota Fiscal será emitida após o recebimento do pagamento.

IMPOSTOS: Por determinação da lei 12.741/2012, informamos o percentual dos tributos incidentes: 12,6% (ISS Municipal 5% - COFINS Federal 7,6%)

REEMBOLSO E CANCELAMENTO

Os pedidos de cancelamento de inscrições devem ser solicitados por e-mail, para eventos@febraban.org.br até 5 dias úteis antes da realização do evento.

Os reembolsos serão efetuados, deduzidas as despesas bancárias e administrativas equivalente a 15% do valor pago. Após o prazo estipulado acima não serão aceitos pedidos de reembolso ou cancelamentos.

SUBSTITUIÇÃO DE PARTICIPANTE

Os pedidos de substituição de participante devem ser solicitados por e-mail, para eventos@febraban.org.br até 2 dias úteis antes da realização do evento.

Na realização do evento as substituições somente serão aceitas de forma completa e após a organização receber um e-mail do responsável ou superior imediato com a autorização.

A organização cobrará uma taxa de R$ 250,00 pela reemissão de crachá, em caso de perda. O respectivo pagamento deverá ser efetuado no ato da solicitação.

DÚVIDAS E INFORMAÇÕES

Diretoria de Eventos FEBRABAN

eventos@febraban.org.br

(11) 3244-9860

LOCAL DO EVENTO

Centro Fecomercio de Eventos SP

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01313-020
Patrocinadores do Evento