Eventos

53º Café com Sustentabilidade

24 de abril de 2018 - Auditório FEBRABAN

53º Café com Sustentabilidade
A gestão e precificação do carbono será o tema do 53º Café com Sustentabilidade da FEBRABAN, onde serão apresentados os resultados de dois estudos. O primeiro, realizado em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVCes), identificou tendências para empresas e bancos ligadas às emissões de gases de efeito estufa e avaliou, por meio de simulações, o potencial impacto da precificação de carbono nos resultados de empresas de setores selecionados.
 
O segundo, elaborado em parceria com o CDP, organização internacional que fornece sistema global de dados ambientais, mapeou as práticas adotadas por empresas brasileiras para gestão dos riscos e oportunidades da mudança do clima. Os resultados das análises serão comentados por representantes de empresas e instituições financeiras.

 

08h30

Credenciamento e Café

Auditório FEBRABAN

09h00

Abertura institucional

Auditório FEBRABAN

Mário Sérgio Vasconcelos  (Palestrante) Diretor de Relações Institucionais da FEBRABAN

09h05

Gestão e precificação de carbono – riscos e oportunidades para as instituições financeiras

Auditório FEBRABAN

Annelise Vendramini (Palestrante) Gestora do Programa de Finanças Sustentáveis do GVces Annelise Vendramini é a coordenadora do Programa de Finanças Sustentáveis do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV. Mestre e doutora em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, é pesquisadora no tema de gestão estratégica corporativa para a sustentabilidade e finanças sustentáveis e leciona estes temas no mestrado em administração e economia da FGV. Possui vasta experiência profissional em finanças e planejamento estratégico, tendo trabalhado em organizações como International Finance Organization (IFC), PricewaterhouseCoopers, WWF, Enron, Whirpool S.A, Braskem, entre outras. Entre os temas de estudos e publicações que coordenou no GVces estão: modelagens econômicas e financeiras para a sustentabilidade, Agricultura de Baixo Carbono, sistema financeiro e sustentabilidade, valoração econômica de serviços ecossistêmicos e finanças da conservação.

09h25

Práticas empresariais para gestão do risco climático no Brasil

Auditório FEBRABAN

Juliana Lopes  (Palestrante) Diretora Executiva do CDP para América Latina Juliana Lopes é graduada em jornalismo, com um MBA em Marketing e Mestrado em Administração. Como diretora do CDP Latin America, é responsável expansão dos programas da organização na região. Atuando há 12 anos na área de sustentabilidade, Juliana começou sua carreira no terceiro setor, onde liderou projetos de capacitação para empoderar a sociedade civil para uma gestão mais participativa e eficiente da água. Foi editora da revista Ideia Sustentável, a primeira revista brasileira especializada em Responsabilidade Social Corporativa, onde também coordenou projetos de estudos e pesquisas, bem como de consultoria estratégica em sustentabilidade. Trabalhou em empresas multinacionais como BASF e Bridgestone-Firestone na área de comunicação corporativa. Também se dedicou a elaboração e implementação de campanhas de comunicação da sustentabilidade para clientes corporativos e organizações internacionais como WWF. Integra o Grupo de pesquisa internacional sobre Licença social para operar.

09h40

Apoio do setor privado à precificação de carbono

Auditório FEBRABAN

Ana Carolina Szklo  (Palestrante) Diretora de Desenvolvimento Institucional do CEBDS - Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável É diretora de Desenvolvimento Institucional do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), desde 2014, onde é ponto focal para o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e responsável pelas Câmaras Temáticas e projetos e iniciativas institucionais, como Cidades, Eficiência Energética em Edificações, ODS, Ação 2020, Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e Conselho de Líderes. Antes disto, trabalhou como Consultora Sênior no departamento de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade na ICF International e foi Consultora Técnica no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação na Coordenação Geral de Mudança Global do Clima e na Autoridade Nacional Designada. Participou das negociações internacionais sobre mudança do clima na UNFCCC (COPs 15 e 16, além das reuniões intermediárias) e no IPCC e, ainda, em fóruns internacionais de discussão sobre biocombustíveis (GBEP) como membro da delegação brasileira. Atuou também como pesquisadora no Centro Clima e como Analista no Departamento de Finanças Corporativas da Globopar. Ana Carolina é Mestre em Planejamento Energético e Ambiental, Economista e membro do Roster of Experts da UNFCCC como especialista no setor de energia e Lead Reviewer para a revisão de inventários nacionais de países Anexo I e membro do Roster of Experts do Banco Mundial para o Partnership for Market Readiness.

09h55

Mudanças climáticas, precificação do carbono e NDCs: como viabilizar uma revolução nos negócios?

Auditório FEBRABAN

Azim Akbaraly (Debatedor) Especialista de Responsabilidade Social Corporativa, BNP Paribas Brasil É Especialista de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) no BNP Paribas Brasil onde é responsável pela implementação da Política de Responsabilidade Socioambiental do banco. Azim coordena o desenvolvimento e a aplicação das políticas de RSC, incluindo o arcabouço de políticas, processos e treinamentos de gerenciamento do risco socioambiental. Atua também na promoção e desenvolvimento de iniciativas de Finanças Sustentáveis e de Negócios Sociais do BNP Paribas Brasil. É mestre em Administração Pública pela SciencesPo, em Paris, e possui uma pós-graduação em Gestão Internacional do Meio Ambiente pela Mines Paristech, em Paris, e Universidade Tsinghua, em Beijing.
Paula Peirão (Moderador) Coordenadora do Programa de Finanças Sustentáveis do GVces
João Carlos Augusti  (Debatedor) Gerente de Meio Ambiente Florestal da Fibria
Renato Eid Tucci (Debatedor) Responsável pela Área de Estratégias Beta & Integração ESG da Itaú Asset Management

11h00

Debate com o público e encerramento

Auditório FEBRABAN

O participante deve identificar-se na recepção do evento;
 
O prédio oferece serviço de estacionamento, porém a despesa corre por conta do participante.
 
Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Depto. de Eventos da FEBRABAN: eventos@febraban.org.br.
 
Obs.: a programação será disponibilizada em breve.

LOCAL DO EVENTO

Auditório FEBRABAN

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1485 - 12º andar - Torre Norte - Pinheiros